CONEUFPI promove debates sobre educação e políticas públicas

20/10/2009 16:46

O III Congresso dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí - CONEUFPI será realizado em Teresina entre os dias 21 e 24 de outubro e vai reunir a comunidade acadêmica em torno de um tema muito importante: a educação. Além de promover a interação entre o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os Centros Acadêmicos (CAs), o congresso pretende estimular uma maior participação dos estudantes da universidade em atividades relacionadas à educação popular e informar a comunidade sobre as políticas públicas aplicadas no campo educacional.

"No mínimo, a gente conta com a participação de 200 pessoas, mas, entre curiosos e observadores, o número é sempre maior", explica Halanne Fontenele Barros, estudante do 8º período de Filosofia e uma das organizadoras do III CONEUFPI. O objetivo, segundo ela, é "debater problemas e discutir soluções, que serão reunidas na Ata do Congresso. A ata de cada Congresso sintetiza o plano de atuação de cada gestão do DCE, daí a importância de o evento ocorrer anualmente, porque a próxima gestão do DCE será pautada no que foi discutido no CONEUFPI anterior".

Para a organização, discutir educação é fundamental: "O tema é a educação porque a gente acredita que a educação é fundamental e, quando a educação das escolas e das universidades vai bem, tudo vai bem!", acrescenta a organizadora. Durante o evento, serão discutidas as ações de programas como FIES (Financiamento Estudantil), REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades) e PROUNI (Programa Universidade para Todos) e seus benefícios na prática, nas universidades públicas. "Serão analisadas as políticas públicas, sobretudo as políticas de ensino superior. Também é observado o que o movimento estudantil conseguiu e o que ele não conseguiu", diz Halanne Barros.

Há alguns anos o CONEUFPI era um congresso de abrangência estadual, mas com a separação dos DCEs, o congresso está sendo feito em nível municipal. Nesse tipo de Congresso, existe a preocupação de aproximar a universidade de organizações populares, fazendo com que o conhecimento acadêmico seja difundido na sociedade.

As inscrições e o credenciamento serão realizados até o dia 20 de outubro no DCE, até às 19 horas. No dia 21, as inscrições serão feitas no local de abertura do evento: o espaço CONEUFPI, que fica localizado próximo ao estacionamento do CCHL. As inscrições custam R$13,00 para observadores e R$8,00 para os que participaram como delegados. Os inscritos terão direito a certificado de 40 horas, além de receberem um kit do congresso com bolsa, camisa e material de apoio.

Veja a programação.