Seminário na UFPI discute crise política em Honduras

20/10/2009 15:02

O Seminário "Honduras e a crise política" acontece nesta quarta-feira (21), às 16 horas, na sala Camilo Filho, no Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí. O evento vai debater a crise em Honduras e como ela reflete no contexto brasileiro. Entre os conferencistas estão os professores do programa de Mestrado de Ciência Política da UFPI Ricardo Alaggio (Departamento de Economia) e Rodrigo Passos (Departamento de Ciências Sociais).

O evento é promovido pelo Mestrado em Ciência Política e vai analisar a postura e as tendências da política externa brasileira no contexto do conflito em Honduras, considerando o papel dos Estados Unidos como expoente importante.

"A importância é colocar a universidade no centro de uma discussão que todo mundo está fazendo, inclusive a classe intelectual, a classe política... É tentar trazer pra universidade o papel do Brasil, hoje, no cenário internacional, o papel da diplomacia brasileira em um problema político aparentemente distante, mas que o Brasil passou a fazer parte diretamente. A gente tem um Mestrado de Ciência Política e não há nada mais natural que estar discutindo essa questão", explica Raimundo Júnior, professor de Política do Departamento de Ciências Sociais e organizador do Seminário.

O evento não se restringe à comunidade acadêmica e visa abranger toda a sociedade. "Esse debate é aberto pra comunidade como um todo, não só pra comunidade universitária, e esse debate também está sendo feito em outras universidades do Brasil", acrescenta o professor Raimundo Júnior.