Começa quarta-feira o maior evento de iniciação científica do Piauí

21/10/2009 10:05

Começa, na manhã desta quarta-feira (21), o maior evento de iniciação cientifica do estado do Piauí. O XVIII Seminário de Iniciação Científica e o I Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação acontecem até o dia 23 de outubro na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A abertura será no auditório do Centro de Tecnologia do Campus Ministro Petrônio Portella, às 8h30, com apresentação cultural, coquetel e a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior.

O seminário deste ano terá a apresentação de 413 trabalhos, cem a mais que na edição anterior. Os trabalhos são resultados de pesquisas dos alunos bolsistas tanto da UFPI e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) quanto da iniciação cientifica voluntária.

A programação preliminar do evento conta com conferências, palestras e exposições, que serão ministradas por professores do Piauí e de outros Estados, como Ceará e Pernambuco. A palestra de abertura, por exemplo, será proferira pela professora Dra. Mônica da Costa Serra (UNESP/Araraquara). Ela irá abordar a "Ética na pesquisa científica".

Uma das novidades do XVIII Seminário de Iniciação Científica é a premiação dos melhores trabalhos. Ao contrário das edições anteriores, a deste ano será distribuída por áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharia e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Os primeiros lugares em cada área terão suas despesas custeadas para a participação de um evento científico no Rio Grande do Norte, entre os dias 25 e 30 de julho de 2010.

O seminário é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coordenadoria Geral de Pesquisa. "O seminário é um momento ímpar de divulgação da pesquisa e do compromisso da UFPI na formação de recursos humanos. Além disso, é uma oportunidade de avaliação da qualidade do nosso programa, com a presença dos comitês institucionais internos e externos", afirma a coordenadora geral de Pesquisa, Jaíra Gomes.

Confira a programação oficial.

Acesse as informações sobre avaliação do resumo expandido, apresentação oral e apresentação do pôster.