Alunos elaboram projeto arquitetônico para Residencial Jacinta Andrade

14/10/2009 09:39

A Arquitetura não se limita apenas a tendências temporais que imprimem belas formas às construções. Esta área do conhecimento também é utilizada como ferramenta de transformação e de inclusão social. Um exemplo disso é a recente parceria entre a Universidade Federal do Piauí, por meio do Centro de Tecnologia (CT), Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) e Caixa Econômica Federal, que está desenvolvendo sete projetos arquitetônicos voltados para equipamentos sociais, culturais e de produção econômica para a área que corresponde ao Conjunto Residencial Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina.

Neste semestre, a disciplina de Projeto Arquitetônico 6, ministrada pela professora Kaki Afonso, é voltada para o desenvolvimento de grandes intervenções arquitetônicas em espaços urbanos, e tem como objetivo de estudo desenvolver projetos arquitetônicos para esta área.

Segundo a professora Kaki Afonso, viabilizar este estudo prático será um grande desafio. "Em parceria com a professora Sandra Saraiva e os 35 alunos da disciplina, tentaremos viabilizar e interagir intervenções acadêmicas com a prática profissional na área, que dialoga com aspectos reais e que carecem de decisões imediatas, uma vez que há prazo para ao término da obra como um todo", conta a professora.

No projeto, está prevista a construção de três tipos de casas: com dois quartos, com três quartos e para deficientes físicos. O conjunto residencial Jacinta Andrade é um empreendimento que vem sendo realizado pela ADH/ Agência de Desenvolvimento Habitacional do Governo do Estado do Piauí, com recursos do PAC/ Governo Federal e CAIXA, e tem como meta a construção de 4.000 casas, abrigando aproximadamente 20.000 pessoas.