Lapetro retoma atividades de monitoramento de combustíveis

09/09/2009 10:16

Monitorar a qualidade do combustível vendido no estado é a missão do Laboratório de Análises de Combustíveis - Lapetro, instalado na Universidade Federal do Piauí. A unidade de análise, que voltou a operar na última semana, conta com estrutura adequada para atender a demanda local dentro de normas nacionais e internacionais de funcionamento.

Por meio de uma equipe composta por seis pessoas, o Lapetro realiza ensaios químicos e físicos dos diversos combustíveis comercializados no Piauí. São submetidos à análise em laboratório gasolina comum e aditivada, óleo diesel, álcool (etanol) e biodiesel.

De acordo com o professor Carlos Alberto Fonteles, coordenador de serviços do Lapetro, os proprietários de veículos contarão com combustível de qualidade no estado. "As análises realizadas pelo Lapetro têm a função de garantir combustíveis de qualidade ao cidadão, que obedeçam às normas estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores", explica o coordenador.

Os trabalhos do Lapetro estiveram provisoriamente suspensos devido à reformulação em âmbito nacional determinada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, órgão regulador das atividades que integram as indústrias do setor.

Ampliação

Com o intuito de maximizar a atuação do Lapetro está prevista a ampliação da estrutura física para análise de biodiesel e etanol, biocombustíveis obtidos através de processos biológicos resultantes de óleos vegetais e cana-de-açúcar. Cerca de dez equipamentos serão adquiridos por meio da REDEbio Nordeste. Os recursos provêm da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep.