UFPI apoia projeto do Museu Nacional de Arqueologia

24/08/2009 12:10
A Universidade Federal do Piauí foi convidada a firmar parceria com a equipe do projeto de construção do Museu Nacional do Piauí. A reunião, realizada na manhã desta segunda-feira (24), contou com a presença dos arquitetos paulistas Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci e do diretor do Museu de Ciências de Barcelona, Jorge Wagensberg, além de professores de arqueologia da UFPI e de arquitetos piauienses. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Governo do Estado e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), contando ainda com o apoio do Banco do Brasil.

O convite surgiu como reconhecimento da importância da Universidade para o estudo e pesquisa da arqueologia no Estado. Na ocasião, os arquitetos conheceram mais a atuação da UFPI no campo arqueológico e expuseram as idéias para o Museu Nacional de Arqueologia. ?Essa reunião foi na verdade uma oportunidade de conhecer mais sobre o projeto do Museu Nacional de Arqueologia e ao mesmo tempo de apresentar as contribuições da UFPI nessa área. Nós sabemos da importância de um projeto de tal magnitude e a Universidade coloca-se à disposição no que for preciso?, afirmou o reitor Luiz Santos Júnior.

Reitor com a equipe do projeto do Museu Nacional de Arqueologia

No Piauí existem, em média, dois mil sítios arqueológicos pré-históricos e históricos, segundo trabalhos e artigos realizados pelo Núcleo de Antropologia Pré-histórica (NAP). Sob a responsabilidade da professora Jacionira Coelho Silva, que também participa do corpo docente da Universidade, o órgão é responsável pelo levantamento e cadastramento dos sítios arqueológicos no estado.

O Museu Nacional contará a história arqueológica de todo o Brasil, não somente do Piauí, e será de importância fundamental para o registro e manutenção da memórias arqueológicas nacionais, bem tal como de sua importância na construção da narrativa de vida do homem americano.

Coordcom.