Representantes da Abin falaram sobre prevenção tecnológica

25/08/2009 09:12

O Programa NaComo uma de suas missões conceituais, a universidade carrega a herança de produzir de novas tecnologias que causam impacto na sociedade. Considerando o potencial destruidor que algumas tecnologias podem exercer quando em mãos erradas, representantes da Agência Brasileira de Inteligência ? ABIN, realizaram na manhã hoje (26), no auditório Afonso Sena do CCN, a palestra ?Programa Nacional de Integração Estado-Empresa na Área e Bens Sensíveis?.

A palestra itinerante tratou da adoção de  política de segurança preventiva a roubo de informações que podem ser utilizadas na produção de armas de destruição em massa.

A palestra itinerante, que acumula horas de apresentação por empresas e universidades de todo o país, orientou alunos da UFPI e representantes da esfera privada que são produtores de novas tecnologias, a como poder adotar uma política de segurança preventiva a roubo de informações que podem ser utilizadas na produção de armas de destruição em massa.

Com foco principal no temor mundial em relação às armas biológicas, a assessora da área biológica do Ministério da Tecnologia, Roselane Bernardes, destacou a importância da política de precaução a âmbito internacional. ?Gerar condições para defesa dos interesses estratégicos do país, ao ter cuidados específicos com o sigilo de tecnologia, é essencial para a manutenção dos acordos internacionais e cláusulas da ONU, evitando sanções?, afirma Roselane Bernardes.

A assessora da área biológica do Ministério da Tecnologia, Roselane Bernardes, destacou a importância da política de precaução a âmbito internacional.

Considerando a universidade como o principal foco de reprodução de informação e idéias, falou também o Coordenador Geral de Inteligência Externa da ABIN, Helton Miranda. ?A conscientização ética a respeito de temas que parecem alheios, mas que estão presentes em nossa realidade, é de essencial divulgação dentro da universidade, onde o conhecimento tem um caráter multiplicável?.

O Programa Nacional de Integração Estado-Empresa na Área de Bens Sensíveis (Pronabens) foi criado com o objetivo de orientar o empresariado sobre os controles governamentais para a transferência de bens sensíveis e de serviços diretamente vinculados, e foi trazido ao Piauí através da Coordenação em Ciência e Tecnologia da PRPPG, organizada pela prof. Maria do Socorro Pires.

CoordCom

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social