Abertura da Calourada Política debate os 30 anos de DCE

19/08/2009 17:35

Evento promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí, a 1ª Calourada Política, contou com debates e apresentações artísticas no Espaço Rosa dos Ventos, na última terça-feira (18). Na ocasião ex-diretores da entidade estiveram presentes para discutir os 30 anos de DCE Livre da UFPI.

Cerca de 250 alunos participaram da abertura do evento, que contou com a presença ex-membros do DCE na década de 80, como é o caso dos professores Fonseca Neto, do curso de História, Marlúcia Valéria, do curso de Serviço Social, além do jornalista Elivaldo Barbosa, do secretário de Comunicação do Estado, Wellington Soares e de José Carvalho, superintendente do DNOCS. Também participou da mesa da conferência Cássio Borges, coordenador de planejamento da atual gestão ?Saudações A Quem Tem Coragem?.

Os conferencistas debateram sobre o histórico da entidade e a importância do movimento estudantil no Brasil e no Piauí, bem com da participação do DCE da UFPI nas diversas lutas travadas pelos estudantes. O encerramento da noite contou ainda com o show da banda Karranka.

?A entrada na universidade é um momento importante na vida de qualquer aluno, e o DCE-UFPI cumpre seu papel de levar ao calouro a mensagem política de luta que é característica do movimento estudantil. A presença de um número expressivo de participantes prova o sucesso do evento, que ainda terá mais dois dias de intensos debates em todos os centros da UFPI?, explica Fabrício Almeida, diretor de Comunicação da entidade.

O DCE Livre da UFPI recebeu esse título em 1979, quando deixou de ser vinculado diretamente à reitoria da universidade, passando a ser autônoma. Mais informações sobre a programação da 1ª Calourada Política no endereço eletrônico www.leg.ufpi.br/dce.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social