Cineclube Olho Mágico faz sessão no CCE nesta quarta (19)

19/08/2009 13:01

O Cineclube Olho Mágico voltou. E ainda nesse mês de agosto, está presente em uma dinâmica especial: Sessões com títulos surpresas. Uma temática é escolhida, e cabe aos participantes levarem filmes que nela se encaixem, para através de votação, decidir-se qual assistir e comentar.  Nesta quarta (19), às 18h15 no auditório do CCE, o assunto trabalhado é a conexão entre cinema e a política. Em sintonia com a presença dos calouros do curso de Ciências Sociais.

No segundo semestre de 2009, serão exibidos 16 filmes. O suficiente para incentivar e convidar mais e mais pessoas a participarem do movimento, mas um número aquém do desejado, como declara a professora Adriana Galvão. ?É pouco tempo para prestigiar tantos títulos importantes?. E se o universo do Cinema, como força de representação, é grande, o do Cineclube Olho Mágico começa a se expandir.

A forma e consistência do grupo que evolui, deve-se, na volta das férias, a dois fatores: o presente recebido da locadora Mistura Fina, que doou cerca de 600 títulos em VHS para o Cineclube, e a intenção que o mesmo tem em registrar-se no Conselho Nacional de Cineclubes ? CNC. Para tanto, a prioridade e esforço interno dos participantes, cerca de 10 pessoas diretamente envolvidas, é que o número de adeptos aumente e que as funções de cada um sejam delimitadas e bem executadas.

É o que também diz a professora Adriana Galvão, ao destacar a importância do Cineclube em adquirir caráter mais formal. ?Estudar o estatuto no cineclubista é necessário para nos instituirmos como um grupo. Delimitar funções, diretorias, e dar solidez ao movimento para melhor produção e propagação?, explica, concluindo com os três princípios básicos de um Cineclube. ?Ter uma gestão democrática. Não ter fins lucrativos e ter um compromisso ético e cultural?.

Está prevista ainda, para esse segundo semestre, a realização do primeiro concurso de roteiro cinematográfico, que deve constar de mais detalhes em breve. O ciclo metalingüístico, que foi trabalhado proveitosamente na primeira etapa do ano, também prossegue. A conexão com o cinema continua, e as portas do Cineclube Olho Mágico estão mais do que abertas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social