Alunos da UFPI ganham oportunidade de estudar em oito países

18/08/2009 09:50

Com o intuito de dar continuidade a sua política de internacionalização do ensino superior, a Universidade Federal do Piauí dá mais um passo no sentido de se inserir cada vez mais no contexto de mobilidade acadêmica. Recentemente a instituição passou a ser integrante da Associação das Universidades de Língua Portuguesa ? AULP. Isso significa mais oportunidades para o corpo discente da UFPI ter acesso ao ensino em oito países de Língua Portuguesa incluindo Macau (China).

A AULP é uma organização internacional constituída por membros titulares e associados. Seu objetivo é promover a cooperação entre universidades e instituições de ensino e investigação de nível superior por via do incremento do intercâmbio de investigadores e estudantes.  O intuito é estimular a reflexão sobre a função do ensino superior e o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação científica e tecnológica.

Com vinte anos de existência, a AULP promove ações no sentido de consolidar laços entre os seus membros, para que se opere o reconhecimento da importância e da força desta comunidade de pessoas que falam a língua portuguesa e, sobretudo, que fazem investigação e estudos superiores. Os países inseridos na associação são Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e  Portugal.

O convênio com a associação significa também a mobilidade de alunos de outras universidades para a Universidade Federal. Segundo a assessora internacional da UFPI, Érica Fontes, muitas universidades que fazem parte da associação ainda não oferecem determinados cursos de pós-graduação, o que gera um interesse desses alunos em migrarem para instituições brasileiras. ?O convênio da Universidade Federal do Piauí com a AULP não representa somente uma mobilidade dos nossos alunos para outras universidades, mas oferece também uma oportunidade para que alunos de outros países de língua portuguesa venham estudar nessa instituição?, garante.