Semana de Intensificação Vacinal prossegue hoje (25) no CCA

25/08/2009 08:21

Aliando o ensino e a prática, os alunos de Enfermagem participantes do projeto contínuo ?Assistência de Enfermagem no Controle de Doenças?, realizam no espaço interno dos Centros da universidade, a partir de hoje e até o dia 28, a ?Semana de Intensificação Vacinal da UFPI?. O objetivo do projeto de extensão é levar ao ambiente universitário, e inserir na rotina estudantil atribulada, uma pequena ação que muitas vezes é negligenciada, mas sempre necessária: A vacinação.

Para tanto, foram adquiridas cerca de oito mil doses de quatro tipos diferentes de vacinas. As doenças combatidas são: Febre amarela (através da vacina 17DD), difiteria e tétano (através da Dupla Adulta), rubéola e sarampo (através da Dupla Adulta), e hepatite B. A professora de Enfermagem Ivanilda Sepúlveda, coordenadora do projeto, destaca a importância da ação ao apontar o público alvo. ?O foco da mobilização é a comunidade universitária. Não só alunos, mas  também professores e servidores? - diz a professora, que completa ? ?Mas o atendimento não possui restrições, qualquer pessoa pode vir e ser vacinada?.

A iniciativa de realocar uma equipe de vacinação dos postos de saúde e hospitais, até os corredores da universidade, mostra-se eficiente. É o que indica a movimentação na sala Professor Camilo Filho, no CCHL, que recebeu um fluxo constante de estudantes e populares na manhã de hoje. O estudante Alisson Ribeiro confere e apóia a facilidade. ?Às vezes passamos o tempo todo na universidade, e ao acabar o dia, vemos que não tivemos tempo suficiente pra nos dedicarmos a coisas básicas, como a saúde. Sempre aparecem empecilhos. Assim, uma iniciativa como essa ajuda bastante?, afirma Alisson, segurando um algodão pressionado ao braço esquerdo, após receber uma dose de vacina antitetânica.

Aos interessados em atualizar seus cartões de vacinação e colocar a saúde em dia, um aviso: A equipe da ?Assistência de Enfermagem no Controle de Doenças? faz nessa ?Semana de Intensificação Vacinal? um plano de atualização itinerante por todos os Centros do campus da UFPI em Teresina.  Amanhã (25) a ação se estenderá ao CCA e Colégio Agrícola, na sequência CT e Educação Física (dia 26), logo após vão ao CCS (dia 27), e finalizando na sexta-feira (28) no CCN e Administração.

Confira a distribuição das equipes de vacinação nas unidades de ensino:

CCHL e CCE: 24/08, das 8h às 12h30 e das 14h às 17h.
CCA e Colégio Agrícola: 25/08, das 8h às 12h30.
CT: 26/08, das 8h às 12h30 e das 14h às 17h.
Educação Física: 26/08, das 8h às 12h30
CCS: 27/08, das 8h às 12h30.
CCN e Administração: 28/08, das 8h às 12h30.

Mais informações na Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão, ou pelo telefone: (86) 3215-5573.