UFPI lança projeto de Inclusão Cultural

18/08/2009 12:26

De acordo com a atual política nacional de internacionalização das universidades, bem como com o trabalho desenvolvido pela UFPI para ampliação de convênios internacionais,  a Universidade Federal do Piauí, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) apresenta à comunidade universitária  o Projeto ?Inclusão Cultural?, que terá início em setembro deste ano e será executado em parceria com a Assessoria Internacional.

O Projeto é voltado para alunos em situação de vulnerabilidade social, em particular aos alunos interessados no conhecimento de uma segunda língua. A proposta é possibilitar que estes estudantes concorram às bolsas oferecidas pelos convênios com instituições internacionais em melhores condições com o domínio de outro idioma.

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profª. Drª. Nadir Nogueira, o Projeto é mais um estímulo para que os estudantes ampliem os seus conhecimentos e tenham novas experiências culturais através de intercâmbios. ?Não basta ampliar os convênios se nós não temos alunos capacitados para participar deles?, diz.

O novo benefício vem atender ao Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, quando propõe a ampliação da formação integral dos estudantes, estimulando e desenvolvendo a criatividade e intercâmbios culturais. O investimento mensal do Plano será de R$ 11.200,00.

A primeira edição do Projeto disponibilizará 40 vagas, sendo 20 para a língua inglesa e 20 para francesa e acontecerá no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), no mesmo formato pedagógico dos cursos de extensão já existentes na UFPI.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social