Reitor da Universidade de Coimbra inaugura praça no CT

14/08/2009 06:00

Durante solenidade com a presença do reitor português, Fernando Seabra Santos, a Universidade Federal do Piauí inaugurou nesta quinta-feira (13), a Praça ?Universidade de Coimbra?, espaço de convivência existente na rotatória do Centro de Tecnologia (CT), em Teresina. O evento contou ainda com a participação do reitor da UFPI, Luiz Júnior, Pró-Reitores, comunidade acadêmica e moradores da região.

Foram realizadas intervenções urbanísticas e paisagísticas no espaço, que conta com bancos, lixeira, iluminação diferenciada e esculturas modernas. Na oportunidade, após o descerramento da placa, houve apresentação da orquestra Big Band, da Escola de Música Prof. Adalgisa Paiva.

Representando uma das Universidades mais antigas da Europa, o reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra, elogiou a iniciativa da UFPI em denominar a praça em homenagem à instituição portuguesa. ?Fiquei sensibilizado com a atenção da UFPI. É a demonstração do carinho que o Brasil, principalmente, o Piauí oferece aos irmãos de outros países, além de ser a prova da colaboração entre as duas instituições?, afirma Seabra, em sua primeira viagem ao estado.

Ainda segundo o reitor português, que ministrou Aula Magna da Universidade Federal do Piauí, nesta quinta-feira, com o tema ?A Quarta Missão das Universidades?, a UFPI tem buscado renovar sua atuação junto à comunidade acadêmica, além de ampliar o conhecimento em novas áreas. ?Ficamos atentos a inúmeros aspectos como: a dinâmica e a modernização, alargamento de novas áreas e forças de renovação existentes na UFPI. Ela tem cumprido seu papel dentro da internacionalização das universidades?, aponta o reitor.

Espaço de lazer

Moradora do bairro Ininga há quase dez anos, Francineide Sousa contará com um espaço apropriado para realizar seu passeio diário. A aposentada, que reside com a família há poucas quadras do Centro de Tecnologia da UFPI, acredita que a Praça Universidade de Coimbra será uma opção de lazer para alunos e moradores da região. ?O espaço está bonito e bem iluminado, apropriado para passeios com familiares e amigos. Parabenizo a UFPI pela iniciativa, que beneficia alunos e moradores do bairro?, salienta a aposentada.

De acordo com Luiz Júnior, reitor da UFPI, a instituição implanta espaços de convivência que buscam integrar a comunidade acadêmica. ?Faltava um espaço como este em nossa universidade. Mais uma vez, a UFPI inova ao criar uma lugar agradável para passeio e visitação, beneficiando várias pessoas dentro e fora da instituição?, explica.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social