Reitor da Universidade de Coimbra abre o período letivo

13/08/2009 13:08

Representando uma das Universidades mais antigas da Europa ? Universidade de Coimbra -  Fernando Seabra Santos, reitor da instituição, ministrou Aula Magna na manhã desta quinta-feira (13) com o tema ?A Quarta Missão das Universidades?. A solenidade ocorreu no auditório do Setor de Esportes da UFPI e teve a participação da comunidade acadêmica e convidados.

A visita do reitor, que veio pela primeira vez ao Estado, marca o estreitamento do laço entre a Universidade Federal do Piauí e a Universidade de Coimbra, que vem quebrando barreiras na globalização do conhecimento e na aproximação dos povos.

A visita do reitor Fernando Seabra, marca o estreitamento do laço entre a UFPI e a Universidade de Coimbra

Segundo o reitor da UFPI, Luiz Júnior, a influência da universidade portuguesa no ensino brasileiro vem desde o descobrimento do Brasil e só vem a se fortalecer com essa boa relação. ?A Universidade de Coimbra alimentou e ajudou o ensino brasileiro a dar seus primeiros passos. E até hoje, esta instituição continua sendo a nossa bússola?, afirma Luiz Júnior, ressaltando que não há transformação sem conhecimento.

Em sua palestra, Fernando Seabra reafirmou sua grande satisfação em visitar o Piauí e ao ver a grande universidade em que a UFPI está se transformando em uma rápida visita ao campus. O reitor da Universidade de Coimbra falou sobre cada missão que as universidades têm de cumprir junto à sociedade: ensino, pesquisa e extensão, bem como a relevância da quarta missão: a internacionalização.

Fernando Seabra falou sobre a relevância da quarta missão das universidades: a internacionalização

A solenidade ocorreu no auditório do Setor de Esportes e contou com a participação da comunidade acadêmica e convidados

?Parcerias como essa são essenciais na formação de verdadeiras agendas de diplomacia culturais autônomas. Onde a troca de experiências, vivências técnicas e métodos ajudam no papel que a universidade exerce fora de suas fronteiras físicas. Partindo sociedade, de forma ativa. Chegando aonde o governo por vezes não consegue contemplar", analisa o reitor português.

A parceria que a UFPI mantém com a Universidade de Coimbra vem promovendo grandes experiências educacionais e culturais entre os alunos. Segundo a assessora internacional da UFPI, professora Érica Fontes, o maior exemplo do sucesso dessa parceria tem sido o volume crescente de alunos saindo do estado para realizar intercâmbios culturais. ?Com a seleção deste ano, já somamos 30 alunos que saem daqui para estudar em universidades européias?, afirma.

Ao final da solenidade, Fernando Seabra foi agraciado com uma placa de homenagem pelo reitor Luiz Júnior e falou sobre a atual situação da quarta missão das universidades.

O reitor Luiz Júnior entregou a Fernando Seabra uma placa de homenagem

Alunos selecionados através do programa Bolsas Luso-Brasileiras  que irão em setembro para uma temporada de estudos em Portugal

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social