Novo Programa de Monitoria é apresentado a professores

11/08/2009 13:53

Diretores e Chefes de Departamento estiveram presentes na apresentação do novo modelo do Programa de Monitoria da Universidade Federal do Piauí, ocorrida na manhã desta terça-feira (dia 11). Na oportunidade, foram apresentados instrumentos de organização e funcionamento do Programa, que passará a funcionar on-line.

Para o reitor da UFPI a modernização do Programa de Monitoria vai promover a valorização da experiência da monitoria entre os alunos

Para a Pró-Reitora  de Ensino e Graduação, professora Guiomar Passos, a monitoria é tão importante quanto o PIBIC, por tratar-se de um programa que possibilita ao aluno a experiência da docência universitária. ?A monitoria é o primeiro contato que o aluno tem com a vivência da docência superior, sem falar que é uma excelente oportunidade de consolidar os seus conhecimentos?, afirma.

Com a renovação do programa, os departamentos terão contato direto com a Coordenadoria de Apoio e Assessoramento Pedagógico (CAAP) através da internet, o que diminuirá consideravelmente o volume de papel  que é enviado para o setor. ?Com isso, as monitorias irão funcionar efetivamente, já que os prazos de envio de todas as informações e certificados deverão ser cumpridos por todos os departamentos?, afirma o professor Antônio José Gomes, coordenador da CAAP.

Para o reitor da UFPI, Luiz Júnior, a modernização do Programa de Monitoria vai promover a valorização da experiência da monitoria entre os alunos. ?Com essa otimização do sistema, os alunos passarão a ter orgulho de serem monitores, o que vai provocar os nossos novos alunos a se interessarem também por essa experiência tão rica que é a docência?, analisa Luiz Júnior.

O Programa de Monitoria da UFPI segue a resolução 152/09 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) de 09 de setembro 1999. A ação facilitará o acesso de alunos e professores às informações, além de agilizar o processo de divulgação dos nomes dos monitores selecionados.

Com a renovação do programa, os departamentos terão contato direto com a CAAP

A apresentação foi acompanhada por membros da Administração Superior, Diretores de Centro e Chefes de Departamento

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social