Reitor da Universidade de Coimbra ministrará palestra dia 13

10/08/2009 08:16

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe nesta quinta-feira (13), o reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos, para ministrar a aula magna da instituição, que acontecerá no auditório do Setor de Esportes, às 9h, com a presença da comunidade acadêmica e convidados. O tema da palestra será ?A Quarta Missão das Universidades?.

Estarão presentes no evento, o reitor da UFPI, Luiz Júnior e a secretária executiva do grupo Coimbra de dirigentes de Universidades brasileiras, Rossana Valéria de Sousa e Silva, assessora da comissão internacional da Associação de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A professora profere palestra para diretores de centro , coordenadores de pós-graduação e membros da administração superior, no Salão Nobre da Reitoria, às 15h, com o tema ?Redes Universitárias e Internacionalização das Universidades Brasileiras?.

Segundo a assessora internacional da UFPI, Érica Fontes, a presença do reitor da Universidade Coimbra demonstra a estreita relação entre UFPI e a instituição Portuguesa. ?A UFPI é uma das 45 universidades fundadoras do grupo Coimbra e mantém uma excelente relação com universidades portuguesas. Diversos alunos daqui já foram estudar nestas instituições europeias?, cita a assessora.

O convite para a presença do reitor da Universidade Coimbra partiu do reitor da UFPI, Luiz Júnior, durante o Seminário de Internacionalização da Educação Superior (SINES), que aconteceu em São Luís - MA, nos dias 25 e 26 de junho. Para ele, a Universidade Federal do Piauí mantém uma política que visa a internacionalização e expansão da instituição. ?É a hora de ultrapassar as fronteiras e compartilhar o que temos de melhor, o conhecimento. Só assim podemos construir o desenvolvimento baseado em sustentabilidade, na justiça e democracia?, explica Luiz Júnior.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social