Vice-reitor da UFPI ministrará palestra sobre Teresina

06/08/2009 14:55

Em comemoração ao aniversário de Teresina, que completa 157 anos dia 16 de agosto, o vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Edwar Castelo Branco, ministrará palestra sobre a capital piauiense no plenário da Câmara Municipal, a partir das 11h30, em Sessão Solene.

Na palestra, intitulada ?Histórias de Teresina?, Edwar contará eventos importantes da capital, experiências passadas, traçará diagnóstico da atualidade e listará perspectivas futuras baseadas no seu conhecimento de pesquisador e historiador. ?Como palestrante da Sessão Solene que comemora os 157 anos de Teresina, não posso deixar de falar sobre o que faz essa cidade única e irresistível: os próprios teresinenses?, afirma.

Todos os anos, uma personalidade é convidada para participar de evento solene, no dia 16, e contar fatos que marcaram a história de Teresina. Em 2007 por exemplo, o professor Paulo de Tarso fez uma análise iconográfica e estilística da imagem da padroeira de Teresina, Nossa Senhora do Amparo.

Para o vice-reitor da UFPI, é um orgulho ser o palestrante dos 157 anos de Teresina. ?Tenho uma história de muito carinho com Teresina. Ano passado fui agraciado com o título de cidadão teresinese, fato que me deixou extremamente feliz. Mas, na verdade, quero estender o orgulho que sinto para a UFPI e todos os seus professores, uma vez que irei representá-los dia 16?, finaliza.

EDWAR CASTELO BRANCO

Vice-Reitor da UFPI no quadriênio 2008-2012, é Doutor em História e atua junto ao Programa de Pós-Graduação em História e ao Departamento de Geografia e História. Orientador de trabalhos de Mestrado e Doutorado. Lidera o GT História, Cultura e Subjetividade (Lattes/CNPQ) e é membro do GT Nacional de História Cultural.

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, atualmente desenvolve trabalho sobre cinema experimental. É membro permanente do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES/INEP). Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História. Suas publicações, expressas em livros, capítulos e artigos publicados em diferentes revistas se situam, principalmente, na seguinte ambiência temática: História, Brasil, Cinema, Música, Literatura, Identidade, Juventude e Pós-modernidade.