Contas da UFPI são aprovadas pela CGU

30/07/2009 17:05

A Universidade Federal do Piauí teve as contas referentes a 2008 aprovadas pela Controladoria Geral da União. De acordo com o relatório da Assessoria Especial de Controle Interno do MEC, a UFPI teve suas contas atestadas pela CGU, com parecer do Ministro da Educação, Fernando Haddad. O órgão é responsável por orientar e zelar pela aplicação transparente dos recursos públicos na gestão e nos programas educacionais.

Em 2008, a UFPI apresentou orçamento inicial em torno de R$ 230, 5 milhões. No final do ano, a receita da instituição subiu para R$ 333,8 milhões, o que representou um salto de mais de R$ 103,3 milhões, valor considerável para os cofres de qualquer instituição de ensino superior do país. Nos últimos anos, o crescimento orçamentário da UFPI foi significativo. Já que em 2004 o orçamento inicial foi de R$ 152,7 milhões, pulando para apenas R$ 172,1 milhões. Menos de R$ 20 milhões de crescimento financeiro.

Segundo o reitor Luiz Júnior, o documento atesta a transparência da aplicação dos recursos da Universidade em todos os setores. ?A nossa postura é baseada na administração correta dos recursos públicos visando fortalecer ainda mais ações já desenvolvidas pela UFPI, principalmente em ensino, pesquisa e extensão?, ressalta.

Para ele, essa é uma prova da transparência orçamentária e aplicação consciente dos recursos em ações que visem melhorias educacionais e estruturais em todos os campi da instituição.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social