Dia do arqueólogo é comemorado neste domingo (26)

24/07/2009 17:30

A partir desse ano a Sociedade de Arqueologia Brasileira adota oficialmente a data de 26 de julho como o Dia do Arqueólogo, o curso de Arqueologia e conservação de Arte Rupestre da Universidade Federal do Piauí vai realizar nesta data, no Cenajus, Prédio da Justiça federal (localizado na Praça da bandeira), uma mesa redonda com representantes do IPHAN, SEMAR, IBAMA, SETUR e FUNDAC para tratarem da atuação do profissional arqueólogo nas diversas políticas públicas.

A programação conta ainda com uma exposição de vídeos sobre a riqueza do Patrimônio Arqueológico do nosso estado, a apresentação do Projeto canalverde.tv/arqueologia e o lançamento do portal arqueologiapiaui.com.br

O arqueólogo é o profissional que estuda as sociedades do passado (seja distante ou recente) por meio dos vestígios materiais deixados por elas. Esses vestígios podem ser artefatos, construções ou modificações da paisagem. Por lidar com a cultura material, a arqueologia propõe um enfoque diferenciado sobre a história, geralmente baseado em documentos escritos que revelam uma visão parcial dos acontecimentos. Os vestígios materiais, ao contrário, contam uma história que ficou esquecida.

Com informações do canalverde.tv

Fonte: Coordenadoria de Comunicação UFPI