Estudantes da UFPI fazem intercâmbio em Universidade do RJ

24/07/2009 16:36

Fortalecer o ensino, a pesquisa e extensão. Esse é o objetivo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) ao oportunizar o intercâmbio de seus alunos com outras universidades do Brasil e do exterior. Atualmente, três estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e dois da graduação em Medicina Veterinária encontram-se na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizando pesquisas e ampliando conhecimentos.

A parceria entre as duas universidades, cujo objetivo é contribuir para o crescimento da pesquisa no Piauí, é realizada através do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) e aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), responsável pelas despesas essenciais dos estudantes como bolsa-trabalho, auxílio-moradia e passagens aéreas.

Os cinco estudantes concluem, no Rio de Janeiro, algumas etapas da pesquisas do Projeto Integrado de Formação de Recursos Humanos para Potencialização das Condições de Produção e Sanidade Animal na Contaminação Fúngica, Toxígena e Micotoxinas em Produtos Vegetais e Rações destinadas à alimentação animal e suas implicações em saúde pública. ?Este projeto só tem a acrescentar às pesquisas no Piauí, pois há treinamento e capacitação constante dos alunos que compõem a equipe que estuda as ciências dos alimentos e dos animais?, afirma o estudante Francisco Filho.

A viagem de intercâmbio tem duração de um mês para os alunos da graduação, que realizam a fase experimental do PIBIC/CNPq; e de dois meses para os da Pós-Graduação, que estão na fase experimental de dissertação e teses do Programa em Ciência Animal. Ao final do curso, os alunos receberão uma declaração de estágio da UFRRJ.

?Poder estudar nos laboratórios da UFRRJ é importante porque possibilita a troca de conhecimentos, de experiências, de aprendizados, tanto no campo profissional como pessoal, pois temos contato com outros pesquisadores que podem nos auxiliar no desenvolvimento de projetos futuros?, observa o estudante Ygor Flávio Santos.

O projeto sobre produção e saúde animal é coordenado pelo professor Carlos Rosa (UFRRJ) e pela professora Christina Muratori (UFPI), que também coordenam outro projeto de cooperação internacional que integra a Universidad Nacional de Rio Cuarto, em Córdoba, Argentina. Em 2008, o aluno Rodrigo Calvet, estudante de Medicina Veterinária da UFPI, fez intercâmbio na Universidad Nacional de Rio Cuarto para realização de um treinamento e aprendizado de técnicas para realização de sua Tese de Doutorado.

?Essas viagens contribuem muito pela troca de experiências, principalmente pelos conhecimentos adquiridos e desenvolvimento de futuras pesquisas no nosso Estado?, finaliza Ygor Flávio.

Alunos da Graduação: Ygor Flávio Santos e Atyla Veloso. Alunos da
Pós-Graduação: Rodrigo Calvet, Sinevaldo Moura, Flávio Oliveira, Francisco Cardoso Filho e Etelvina Nunes.

Coordcom.