PIBIC: 24 bolsas em ações afirmativas

22/07/2009 16:51

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), oferece 12 bolsas em iniciação científica para o programa PIBIC 2009-2010. Esta quantidade equivale ao número de bolsas ofertadas pelo CNPq, totalizando 24 novas bolsas a alunos cotistas da UFPI. A política da atual administração é garantir a concessão paritária do mesmo número de bolsas recebidas dos órgãos de fomento.

Na UFPI, a ação será voltada a alunos que ingressaram no vestibular por meio de ações afirmativas. O objetivo do programa é ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de Iniciação Científica para os alunos do ensino superior, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa no vestibular. O programa é resultado da parceria entre Subsecretaria de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria Especial em Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Subpaa / Seppir-PR) e o CNPq.

De acordo com Carlos Ernando, coordenador geral de pesquisa em exercício, A UFPI cumpre seu papel como instituição que investe em pesquisa. ?A Universidade Federal do Piauí cumpre sua política reforçando a ação proposta pelo CNPq, ao garantir a concessão paritária do mesmo número de bolsas recebidas dos órgãos de fomento?, explica.

A cota adicional de bolsas seguirá os critérios de distribuição estabelecidos no Edital PIBIC-CNPq e UFPI 2009-2010 como mérito para orientadores e estudantes que se enquadrarem nas características exigidas, observando, entretanto, que o aluno deverá ser beneficiário de ação afirmativa no vestibular.

A indicação do bolsista pelo pesquisador deverá ser realizada até o dia 07 de agosto, às 17h, na Coordenação Geral de Pesquisa na PRPPG. O bolsista deve apresentar a seguinte documentação:

- Cópia da carteira de identidade
- Cópia do CPF
- Histórico escolar
- Comprovante de matrícula
- Bolsas CNPQ: Conta no Banco do Brasil
- Bolsas UFPI: Conta no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal ou Banco Real ou Banespa.

Veja a relação dos professores contemplados com as novas bolsas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social