Projetos da UFPI receberão R$ 1,6 milhão da FINEP

14/07/2009 10:01
A Universidade Federal do Piauí receberá da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT) 1.636.444,00 milhões de reais para investir na infra-estrutura física de pesquisa. Os valores são resultantes da última Chamada Pública do Proinfra - Programa de Infraestrutura. Além da UFPI, outras 118 instituições públicas de ensino superior receberão auxílio da FINEP, que desembolsará no total R$ 360 milhões.

Na UFPI, serão quatro os projetos que receberão auxílio da FINEP. Estruturação dos laboratórios de pesquisa das Pós-Graduações em Física e Química, modernização da infra-estrutura dos programas de Pós-Graduação em Farmacologia e RENORBIO, implantação da infra-estrutura do Núcleo de Pesquisa em Recursos Genéticos e Biologia Molecular da Pós-Graduação em Agronomia, além da Modernização, ampliação e readequação do Laboratório de Nutrição Animal (LANA).

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Saulo Brandão, o valor foi o maior que a UFPI já conseguiu através do Proinfra. ?Antes desse, o maior valor recebido pela Universidade foi em torno de 900 mil reais. Não podemos deixar de parabenizar os pesquisadores que se esforçaram e realizaram os projetos que concorreram no edital CT-Infra?, destaca Brandão. A liberação do financiamento aos projetos acontecerá no decorrer de três anos, a partir de 2009.

Este é o maior volume de recursos já disponibilizado pelo Proinfra que, de 2001 a 2007, investiu R$ 819,7 milhões no setor. Do total de recursos, que vão apoiar 345 projetos de criação, modernização e recuperação de laboratórios de pesquisa, 36% serão destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os R$ 360 milhões do edital são do Fundo Setorial CT-Infra e serão usados, basicamente, para pagamento de despesas com obras e aquisição de equipamentos.

Segundo o presidente da FINEP, Luis Fernandes, o Proinfra se consolida agora como uma fonte segura e contínua de recursos para o setor. Desde 2001, os editais do Programa são lançados sempre nos meses finais do ano. Em 2007, a FINEP lançou uma chamada pública do Proinfra no valor de R$ 160 milhões. Em 2005, foram R$ 150 milhões destinados à infra-estrutura de pesquisa. ?Esta regularidade permite que as universidades planejem os investimentos na melhoria da qualidade da pesquisa?, conclui Fernandes.

Coordenadoria de Comunicação Social
com informações da FINEP