Universidade investe em espaços de convivência

10/07/2009 10:03
Nos próximos dias a Universidade Federal do Piauí ganhará um novo espaço de lazer e convivência. Está em fase final a obra de revitalização do balão do Centro de Tecnologia (CT), que contará com tratamento paisagístico e desenho urbano mobiliário semelhante ao encontrado em cidades francesas.

Estão sendo implantados bancos, lixeiras e postes de iluminação na rótula, além de iluminação diferenciada e esculturas modernas que modificarão a paisagem local. O balão do CT contará com esculturas que fazem referência ao próprio bloco com utilização de instrumentos e esquadros com ângulos de 45º, 60º e 90º. Um portal de acesso também será construído na entrada do bloco com o intuito de harmonizar o ambiente.

Em visita ao local, o reitor da UFPI, professor Luiz Santos Junior, disse que a rótula será um cartão-postal do campus Ministro Petrônio Portella. ?Além de servir como referência, a obra tem a intenção de promover uma maior integração entre a UFPI e a comunidade, beneficiando alunos, professores e moradores do bairro que trafegam pelo Campus?, explica o reitor.

O reitor acredita que a rótula  promoverá uma maior integração entre a UFPI e a comunidade

A UFPI investiu cerca de R$ 137.649,76, oriundos de recursos próprios, na obra que engloba também a rótula de acesso ao CCN. Para a professora Alcília Afonso, orientadora das alunas do 9ª período do curso de Arquitetura responsáveis pelo projeto, a obra favorecerá pessoas dentro e fora da UFPI. ?A idéia é oferecer um lugar agradável e mais belo ao Campus contribuindo para a auto-estima dos alunos?, explica a professora.

A revitalização das rótulas do CCN e do CT faz parte do programa de urbanização da Administração Superior. Essas obras se unem a outras, de mesmo objetivo, já realizadas ao longo dos últimos quatro anos, como a criação do Espaço Rosa dos Ventos, que deu nova vida à área próxima a Biblioteca Central.

A rótula contará com tratamento paisagístico e desenho urbano mobiliário semelhante ao encontrado em cidades francesas

Jandiane Braga, Michele Moraes e Nelcia Fortes são alunas do curso de Arquitetura da UFPI responsáveis pelo projeto da rótula do CT

Coordenadoria de Comunicação Social