Centro de Ciências da Natureza vai ganhar novos espaços

08/07/2009 10:55

As obras de ampliação do Centro de Ciências da Natureza estão em estágio avançado. Serão três novos blocos com dois pavimentos cada, contemplando as necessidades dos cursos de Estatística, Ciências da Natureza e Arqueologia. O primeiro bloco já está sendo levantado e toda a área já passou pelo processo de terraplanagem.  A conclusão está prevista para primeira metade de 2010.

No primeiro bloco estarão 18 salas de professores, coordenações dos três cursos, almoxarifado, cantinas e banheiros. O segundo bloco contará com um espaçoso pátio coberto, outra cantina, local para funcionamento de fotocopiadoras, e ambiente específico para instalação de uma livraria. O terceiro bloco abrigará todas as salas de aula do novo espaço, além de banheiros. Em seu segundo pavimento serão encontrados os laboratórios de Física, Química, Biologia, Arqueologia e de Informática.

A empreitada contempla também uma total restauração e ampliação do sistema de galerias para escoamento de águas pluviais. 240 metros de encanamento subterrâneo substituirão a rede de esgoto antiga. Para acomodação das pessoas que ocuparão a área, e conexão do setor com o Centro de Tecnologia e Centro de Ciências Humanas e Letras, um grande espaço foi limpo e reservado para a construção de um estacionamento de 150 vagas.

Respeitando a mata nativa e preservando babaçus, juazeiros, mangueiras, tamarideiras, toda a obra segue um modelo de desenvolvimento que agride o mínimo possível o ambiente dos arredores. Para tanto, nenhuma das árvores de maior porte foi derrubada. A intenção é que o espaço mantenha o verde que hoje o permeia. E que o CCN reafirme de uma nova forma, o valor da palavra ?Natureza? em sua sigla.