Olho Mágico traz Fellini na última sessão do semestre

07/07/2009 11:37

Finalizando a programação do semestre, e antes de fechar suas cortinas durante mês de Julho, o Cineclube Olho Mágico apresenta a película de um dos maiores nomes da história do cinema. Frederico Fellini revive nesta quarta-feira (08), às 18h15 no auditório do CCE, em seu Prova d'orchestra (Ensaio de Orquestra), rodado em 1978.

Concluindo o ciclo metalingüístico que se propôs, onde outras formas de representação artísticas são retratadas travando diálogo com a produção cinematográfica, ?Ensaio de Orquestra? cria uma ponte entre os universos da música e do cinema. Fellini acompanha a execução de uma orquestra, e nela destaca cada instrumento. Individualidade, talento pessoal e poder são palavras em foco de debate.

Música é o quarto tema em metalinguagem trabalhado pelo Cineclube, que é idealizado e coordenado pela professora Adriana Galvão, do Departamento de Artes da UFPI. A estréia teve como tema o Cinema por cinema, em La Nuit Américaine, de François Truffaut. Fotografia por cinema deu as caras em Blow Up, de Michelangelo Antonioni. E o Som também foi abordada em Blow Out, de Brian de Palma. Todas as sessões são acompanhadas de uma roda de discussão, onde experiências e percepções são divididas entre os presentes.

Pela última vez antes do recesso, os amantes e aspirantes ao cinema tem a chance de absorver e comentar sobre filmes influenciadores de gerações inteiras de produção artística. Filmes estes que não estão mais em cartaz e que tem no Cineclube Olho Mágico a chance de serem resgatados e exibidos abertamente em Teresina. Honra os filmes, ao cinema e aos seus fãs.

Recesso

O Cineclube Olho Mágico entra em recesso. No semestre, foram quatro exibições do circuito metalingüístico e a bem sucedida ?Mostra Popular de Cultura Popular?, onde o cineasta Douglas Machado conversou e apresentou fragmentos de seu novo trabalho, que tenta interpretar nas telas a obra literária de Assis Brasil.

O público aumenta a cada sessão. O Cineclube Olho Mágico descansa sob a alcunha de boa iniciativa. Nas férias, planejamento e organização para uma nova programação semestral, que deve ser iniciada em agosto.

Comentários, críticas e sugestões com a organizadora do Cineclube, professora Adriana Galvão no email objetosemcena@gmail.com.

Coordenadoria de Comunicação Socia