UFPI amplia incentivo à pesquisa com bolsas PIBIC

07/07/2009 11:27
Maior projeto institucional de incentivo à pesquisa da Universidade Federal do Piauí, o Programa de Iniciação Científica ? PIBIC - concederá 320 bolsas a alunos de graduação durante o período de julho de 2009 a agosto de 2010. O resultado foi divulgado segunda-feira (6) pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Saulo Brandão, tanto o aluno quanto o professor são beneficiados com a iniciação científica através do PIBIC. ?O aluno vai aprender a desenvolver uma pesquisa e publicar os resultados no Seminário de Iniciação Científica ? ganhando pontos em seu currículo. O professor, por outro lado terá ajuda para realizar seu projeto de pesquisa?, explica.

As bolsas do PIBIC foram distribuídas de acordo com a demanda qualificada de cada Centro de Ensino da Universidade, sendo que os docentes com maior produção científica tiveram prioridade na obtenção daquelas. A Universidade Federal do Piauí tem incentivado os estudantes a participarem do PIBIC. Em 2004 eram 74 bolsas, este ano foram 160 da UFPI e mais 160 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A evolução não para por aí. Há quatro anos, o valor da bolsa da UFPI era quase metade do ofertado pelo CNPQ. Hoje, ambas são de R$ 300,00. ?Temos o compromisso do reitor Luiz Santos Junior de que havendo aumento no valor da bolsa oferecida pelo CNPq, esse aumento se estenderá às bolsas oferecidas pela UFPI?, assegura Saulo Brandão.

Além do PIBIC, a UFPI está com inscrições abertas, até 24 de julho, para o Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (IVC), que visa à formação científica de recursos humanos para a pesquisa.

Coordenadoria de Comunicação Social