Obras da UFPI geram mais de 2 mil empregos temporários

07/07/2009 10:36

Os dois últimos anos da Universidade Federal do Piauí foram marcados por investimentos em obras e reformas nos mais diversos setores e campi que, além de melhorarem a estrutura, são responsáveis pela geração de empregos. As obras em andamento, por exemplo, empregam atuamente aproximadamente 900 a 1000 trabalhadores temporários, além de resultarem em mais de 1000 empregos indiretos.

O quadro de profissionais inclui engenheiros, carpinteiros, pedreiros, ajudantes, bombeiros, mestres de obra, eletricistas, motoristas e cozinheiros. Atualmente estes trabalhadores estão distribuídos em 34 obras no campus Ministro Portella e nos campi de Parnaíba, Bom Jesus, Floriano e Picos.

A maior concentração de empregos por obra é na reforma e requalificação do Hospital Universitário (HU), em andamento desde outubro de 2008, que concentra mais de 300 trabalhadores. Esse número, no entanto, está em constante alteração. ?A quantidade de funcionários sempre muda, pois uma obra tem várias fases, cada uma delas demanda determinada quantidade de trabalhadores. No caso do Hospital Universitário, por exemplo, vamos precisar de mais 100 empregados na próxima fase?, afirma José Alves Mendonça Filho, engenheiro e coordenador de Projetos e Obras da Universidade Federal do Piauí.

Um dos beneficiados pela reforma do Hospital Universitário é Carlos Airton Carvalho. Antes do início das obras do hospital, Carlos estava sem emprego há seis meses. Para sobreviver fazia pequenos bicos de recepcionista, entregador ou vigia. ?Há três meses trabalho na reforma como eletricista?, diz. Contratado para as outras fases da reforma, Carlos espera economizar uma quantia razoável de sua renda para investir em projetos futuros. ?O tempo que eu vou ficar é suficiente para juntar um dinheiro e comprar um material de pintura e fazer o que eu realmente gosto?, fala.

Além das 34 obras em andamento, estão em fase de licitação outras 15, a serem realizadas no segundo semestre deste ano. Com estas, a Universidade Federal do Piauí espera levar conforto e uma melhor estrutura para a comunidade acadêmica. "A UFPI cresce a passos largos em todos os sentidos. As obras são apenas o reflexo do crescimento da universidade, que investe em ensino, pesquisa e extensão e colhe os frutos do reconhecimento dentro  fora do meio acadêmico", disseo reitor Luiz Júnior.

Coordenadoria de Comunicação Social