Curso de Farmácia promove workshop de Alimentos

03/07/2009 17:22

Anderson Carvalho é aluno do 4º período do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele está certo que vai seguir a carreira na área de análises clínicas e laboratoriais, até porque não conhece bem outros setores nos quais o farmacêutico pode atuar. Foi pensando em alunos como Anderson que a professora Waleska Albuquerque organizou o I Workshop de Alimentos do curso de Farmácia.

?Nosso principal objetivo é apresentar à comunidade acadêmica da UFPI que o farmacêutico pode atuar na área de alimentos que, apesar de ainda ser um campo pequeno no Piauí, em breve irá necessitar de profissionais capacitados em nosso Estado e devemos nos preparar para essa realidade?, analisa a professora.

Através de palestra e mesas-redondas, Anderson pôde conhecer várias funções que competem aos farmacêuticos na indústria alimentícia, como desenvolver métodos de obtenção de produtos alimentares para uso humano e veterinário; análise bromatológica e toxicológica; realização de controle microbiológico, químico e físico-químico das matérias-primas e produtos acabados; atuação no desenvolvimento, produção e controle de qualidade de alimentos processos fermentativos, além da atuação na normatização e fiscalização junto à vigilância sanitária de alimentos. ?É muito impotante participar da Mostra, uma vez que amplia a visão dos estudantes sobre a profissão. E eu me incluo entre esses alunos?, confessa Anderson Carvalho.

Esses esclarecimentos foram discutidos durante toda a sexta-feira, 3 de julho, no auditório do curso. A atuação do profissional farmacêutico na indústria de alimentos foi discutida pela professora da UFPI, Júlia Melo, enquanto o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Couto, apresentou palestra sobre os alimentos transgênicos. O debate sobre as perspectivas da área de alimentos no curso de Farmácia envolveu, além dos professores palestrantes, o coordenador do curso de Farmácia da UFPI, Lívio César e o presidente da Associação de Farmácia do Piauí, Osvaldo Bonfim.

?O farmacêutico, quando está no ramo dos laboratórios de análises clínicas, pode trabalhar na realização de exames toxicológicos, laboratoriais, gerenciamento de laboratórios, assessoria em análises clínicas, garantia e controle de qualidade dos laboratórios de análises clínicas, magistério superior e planejamento e gestão no setor. Hoje, estamos expandindo a visão desses alunos e mostrando que o farmacêutico pode assumir outras funções. Isso é importante para que outras áreas não assumam atribuições do farmacêutico?, diz Osvaldo Bonfim.

O evento abriu espaço para os estudantes do 5º ao 7º período do curso de Farmácia, que apresentaram onze trabalhos sobre o tema do workshop. ?Em 2006 começamos a ter as primeiras informações sobre o farmacêutico na indústria alimentícia, através de uma nova disciplina na grade curricular. Hoje já podemos estudar o tema em três disciplinas: Bromatologia, Análises bromatológicas e Enzimologia. Isso nos permite ter uma visão mais ampla do mercado de trabalho?, finaliza o estudante do 4º período de Farmácia, Ruidgran Costa.

Os alunos Anderson Carvalho e João Victor com a professora Waleska Albuquerque

Estudantes lotaram o auditório do curso de Farmácia durante mesa-redonda do workshop

Integrantes da mesa-redonda discutiram as perspectivas da área de alimentos no curso de Farmácia

Professor Carlos Couto fala aos estudantes da UFPI