Brasil Brasil Acesso

Notícias

Tese trata da participação do PI na guerra do Paraguai

03/07/2009 15:59

O Piauí ocupou um lugar de destaque durante o maior conflito armado internacional da América Latina. A Guerra do Paraguai, ocorrida no século XIX, contou com a participação de milhares de piauienses que lutaram pela pátria no território vizinho. Com essa temática, o prof. Johny Santana de Araújo, do departamento de história da Universidade Federal do Piauí, defenderá uma tese de doutorado na Universidade Federal Fluminense, no dia 09 de julho, às 14 horas, no estado do Rio de Janeiro.  


O título da tese de doutorado a ser defendida pelo professor da UFPI, do campus senador Helvídio Nunes de Barros, de Picos, é: ?Orgulhai-vos. Sois dos mais bravos batalhões do Império: A propaganda nos jornais piauienses e a mobilização para a guerra do Paraguai (1865 ? 1866)?.  A banca examinadora é composta pelos professores doutores da UFF, Márcia Menendes Mota e Théo Lombarinhas Piñeiro e pelos professores Vitor Izecksonh e Álvaro Pereira Nascimento, ambos doutores da UFRJ.  


O trabalho acadêmico elucida como foi construído um aparato de propaganda em jornais do estado, no século XIX, com o intuito de convencer cidadãos piauienses a se alistarem no exército para lutar durante a guerra do Paraguai. Aspectos importantes ainda foram abordados na pesquisa tais como: recrutamento militar na província, a forma como escravos piauienses foram utilizados na guerra e a situação de ex-combatentes que voltaram do Paraguai. 


Segundo o prof. Johny Santana de Araújo, a pesquisa contribui para engrandecer a história do Piauí que teve uma participação significativa durante a guerra do Paraguai. ?Naquele período, houve uma mobilização geral da sociedade piauiense. Cerca de cinco mil homens participaram da guerra e lutaram com bravura no conflito. O trabalho é uma forma de mostrar ainda como o mecanismo de propaganda funcionava na época e contribuir para a história do Piauí?, explica.

A tese de doutorado foi viabilizada por meio de convênio interinstitucional (Dinter) firmado entre UFPI, Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e UFF.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.