Pesquisa de professora da UFPI é destaque no Globo Repórter

01/07/2009 16:54

Pesquisa realizada pela professora do Curso de Nutrição do Campus de Picos da Universidade Federal do Piauí, Karoline Frota, será exibida nesta sexta-feira (03), no Globo Repórter. A pesquisa trata dos benefícios do feijão caupi na prevenção de problemas cardiovasculares.

A entrevista destaca o papel do feijão caupi (feijão de corda) na redução de colesterol plasmático, podendo ser uma forma natural, simples e barata para prevenir um evento cardiovascular. Segundo Karoline Frota, o destaque foi dado para o feijão caupi por ser um alimento que apresenta propriedades nutricionais e funcionais importantes, mas cujo consumo tem tido queda acentuada.

?Os resultados da pesquisa são animadores principalmente com modelos animais, pois foi observado que o feijão caupi integral foi capaz de reduzir em 54% o colesterol total e em 49% o colesterol não-HDL, além de reverter totalmente a deposição de lipídeos hepáticos quando comparado aos animais do grupo controle, que receberam a caseína como fonte protéica.  Isso aconteceu mesmo quando os animais receberam uma dieta com 13% de gordura saturada e colesterol em excesso?, diz Karoline Frota.

Atualmente, a professora cursa doutorado na Universidade de São Paulo (USP), onde está sendo realizado um ensaio clínico com seres humanos, visando avaliar o efeito da proteína isolada de feijão caupi nos marcadores de risco cardiovascular em pacientes hipercolesterolêmicos. Na primeira etapa da pesquisa está sendo desenvolvida uma bebida à base de proteína isolada de feijão caupi em parceria com a empresa (Linea Sucralose). A segunda etapa da pesquisa de doutorado será a intervenção com os pacientes que apresentam altas taxas de colesterol e ocorrerá no Hospital Getúlio Vargas.

CoordCom.