Brasil Brasil Acesso

Notícias

Novo telhado garante conforto para a comunidade acadêmica

01/07/2009 15:29

A Universidade Federal do Piauí tem executado intervenções na cobertura de vários setores da instituição com o intuito de melhorar o conforto e bem-estar dos usuários. Com essa proposta, a Prefeitura Universitária investiu em novas tecnologias, como a utilização de telhas termoacústicas, que estão sendo instaladas no teto dos blocos em substituição às antigas telhas de amianto. A troca das peças será realizada em etapas por todo o campus Petrônio Portela, em Teresina. 
 

 


A ação foi iniciada pelos blocos mais antigos, próximos à administração superior, tais como SG1, SG4, SG5, SG6, SG7, SG8, SG11 e bloco da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). Para estes setores, foram destinados 14 caminhões carregados, cada um, com 100 novas telhas que medem 1m x 10,6m.
 


 
Segundo o prof. Francisco Monteiro, prefeito universitário, as telhas termoacústicas deverão chegar à UFPI de forma gradual, por serem trazidas do estado de São Paulo em grandes caminhões. ?As novas telhas chegam aos poucos, distribuídas em carradas, de uma fábrica paulista. Em seguida, é feita a pintura de toda estrutura metálica com esmalte sintético para depois receber as peças?. O investimento da UFPI leva em consideração as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 
 
 


As telhas termoacústicas, conhecidas como sanduíche, possuem um miolo de poliuretano (o popular isopor) que apresenta isolamento acústico e baixo coeficiente de condutividade térmica. Tal propriedade contribui para diminuição da temperatura dento desses ambientes, além de retardar a propagação de chamas pelo teto em caso de incêndios. Fabricadas com aço galvanizado, as novas telhas possuem pintura eletroestática, método aplicado para combater a corrosão da peça. 
 
Ainda de acordo com o prefeito universitário, a nova tecnologia traz uma série de benefícios à comunidade acadêmica que usufrui, de alguma forma, dos ambientes da instituição. ?Como os componentes dessa telha oferecem uma resistência nas trocas constantes de calor externo e interno nas edificações, teremos o uso moderado de equipamentos para refrigeração e uma sensível redução dos ruídos externos. Dessa forma, a UFPI assegura melhorias significativas nos ambientes de estudo e trabalho dos usuários?, acrescenta. 
 

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.