Mostra Audiovisual contempla Cultura Popular

01/07/2009 08:05

A cultura popular ganha espaço na Universidade Federal do Piauí a partir da Mostra Audiovisual ?Cultura Popular ? Tradição e Modernidade?, promovida pelos estudantes do Departamento de Artes e pelos membros do Cineclube Olho Mágico. A Mostra começa às 8h30 e termina às 21h, desta quarta-feira (01), no auditório do CCE (Centro de Ciências da Educação).

Um dos grandes atrativos da Mostra é o lançamento do documentário ?Tradição, diversidade e identidade cultural da população de Teresina na atualidade?, uma reunião de 12 vídeos-documentários sobre os temas: religiosidade, música, literatura, dança, teatro, lendas, gastronomia, artesanato, festas, museus e instituições, medicina popular e arte contemporânea.

Os vídeos-documentários foram feitos pelos estudantes da disciplina  Cultura Popular, ministrada pela professora Adriana Galvão. ?O objetivo desses vídeos é o de identificar e catalogar aspectos da cultura popular presentes no Piauí. É um trabalho inédito que demonstra como a tradição de manifestações culturais ainda está presente na modernidade?, explica.

Além dos vídeos-documentários dos estudantes, a Mostra Audiovisual também vai exibir os filmes da década de 70, 80 e 90 realizados por Torquato Neto, Durvalino Couto e o grupo Mel de Abelha. A seleção desses vídeos levou em consideração a importância deles dentro da identidade cultural local e regional.

A Mostra também vai contemplar a produção de um dos maiores documentaristas piauienses: Douglas Machado. Às 18h, será exibido o filme ?O Retorno do Filho?, que fala da viagem de regresso do poeta e historiador Alberto da Costa e Silva à cidade de Amarante, terra natal de seu pai, o poeta piauiense Da Costa e Silva. Ao final da sessão, haverá um bate-papo com o diretor Douglas Machado.

Veja os horários das exibições:

8h30 às 11h e 14h às 17h ? ?Tradição, diversidade e identidade cultura da população de Teresina na atualidade?, 12 vídeos-documentários realizados pelos estudantes da disciplina de Cultura Popular.

11h às 12h ? ?Pai Herói?, do Grupo Mel e Abelha; ?Sem Circo?, de Luis Carlos Salles; ?Um inventário em Super 8?, de Isana Barbosa e Ramiro Leal; ?David vai Guiar?, de Durvalino Couto; ?Tupi Niquim?, de Francisco Pereira.

17h às 18h -  ?Um inventário em Super 8?, de Isana Barbosa e Ramiro Leal; ?Terror na Vermelha?, de Torquato Neto; ?Relógio de Sol?, do Grupo Mel de Abelha; ?Diário de um Diário?, de Luis Carlos Salles.

18h às 21h ? ?O Retorno do Filho?, de Douglas Machado. Após exibição haverá um bate-papo com o diretor.

Coordenadoria de Comunicação Social