Exposição revela experiências de estudantes de intercâmbio

30/06/2009 10:53

Está em exposição até o dia 14 de julho, no Hall da Biblioteca Jornalista Carlos Castello Banco, o ensaio ?Giro ? vivências de espaço?, resultado da experiência de dois alunos da Universidade Federal do Piauí na Europa. Os estudantes Meire Fernandes e Valério Araújo viajaram em 2008 para Portugal através do programa de Bolsas Internacionais de Intercâmbio Estudantil promovido pelo Banco Santander em parceria com a UFPI.

A exposição tem como objetivo socializar as experiências acadêmicas e culturais vivenciadas em Portugal e em viagens realizadas a cidades européias na busca de novos conhecimentos. Meire e Valério procuraram a Assessoria de Assuntos Internacionais da UFPI, responsável pelo intercâmbio, para que pudessem fazer a exposição e incentivar outros estudantes interessados em ter a mesma experiência no exterior. ?A idéia deles foi muito importante, pois divulga o programa de intercâmbio antes da saída do edital?, afirma a Profª Drª Érica Rodrigues Fontes, coordenadora da Assessoria de Assuntos Internacionais.

A exposição apresenta um olhar de curiosidade, pesquisa e vontade de dar um novo sentido ao modo de ver e agenciar o espaço praticado. As fotografias escolhidas para a exposição proposta estão relacionadas à arte e arquitetura de Portugal, país onde foi realizado o intercâmbio e mais quatro países visitados: França (Paris), Espanha (Madrid e Barcelona), Holanda (Amsterdam) e Inglaterra (Londres).

Participar de um programa de intercâmbio é bem mais do que ir para outro país para estudar. Para Meire e Valério partir para o Intercâmbio Luso-brasileiro foi um exercício de estar disposto a se transformar, desafiar suas visões de mundo e buscar novas possibilidades, inclusive estéticas.

As fotografias de Valério Araújo apresentam temática focada nos espaços internos de obras de arquitetura internacional, principalmente as relações geométricas, luz, sombra e volume, discutindo como as pessoas se relacionam com os espaços arquitetônicos. As imagens de Meire Fernandes são inscrições e resquícios da arte urbana: grafites, stencil, adesivos e pinturas; que revelavam em cada cidade, cores e formas inesperadas. Características de uma arte efêmera, que instigou a necessidade de registro e apropriações por parte da estudante de Artes Plásticas.

O título ?Giro ? vivências de espaço? traz no nome um jogo lúdico, que conta também um pouco da cultura portuguesa, pois a palavra ?Giro? é uma gíria utilizada em Portugal para retratar algo legal, bonito, interessante. Além de narrar, de forma não linear, um giro por cidades, culturas, espaço que configuram o olhar dos fotógrafos.

A abertura da exposição fotográfica aconteceu contou com a participação de estudantes de diversos cursos de graduação, da equipe de Assessoria Internacional, da professora Kaki Afonso, do Departamento de Arquitetura, e da professora Zozilena Froz, do Departamento de Educação Artística.

A abertura da exposição fotográfica contou com a presença da professora Kaki Afonso, orientadora de Valério Silva...

...e de estudantes de diversos cursos de graduação

Coordenadoria de Comunicação Social