UFPI sedia I Workshop de Alimentos do curso de Farmácia

29/06/2009 14:38
Na próxima sexta-feira (3), a Universidade Federal do Piauí sedia o I Workshop de Alimentos do Curso de Farmácia. O evento terá início a partir das 8 horas, no auditório do curso e é voltado a alunos e docentes da UFPI.

De acordo com a coordenadora geral do Workshop, professora Waleska Albuquerque, o objetivo principal do evento é estimular os alunos de Farmácia a se envolverem e atuarem na área de alimentos. ?Queremos também mostrar à comunidade acadêmica a atuação do farmacêutico nesse tema?, explica a professora.

Na programação estão previstas palestras sobre Tecnologia de alimentos, com a professora Dra. Júlia de Melo, e sobre Alimentos Transgênicos, com o professor Carlos Couto (UFC). Além das palestras, acontecerá uma mesa-redonda sobre Perspectivas da área de alimentos no curso de Farmácia.

O farmacêutico que atua na área de alimentos normalmente exerce suas atividades nas indústrias de alimentos. Várias são as funções que competem aos farmacêuticos, entre elas: desenvolver métodos de obtenção de produtos alimentares para uso humano e veterinário, análise bromatológica e toxicológica, realização de controle microbiológico, químico e físico-químico das matérias-primas e produtos acabados, atuação no desenvolvimento, produção e controle de qualidade de alimentos, nutracêuticos e alimentos de uso enteral e parenteral, atuação na normatização e fiscalização junto à vigilância sanitária de alimentos.

Programação

08h ? 09h - Abertura Oficial do Seminário: Atuação do profissional farmacêutico na área de alimentos (Prof. MSc. Waleska Albuquerque - UFPI).

09h ? 10h ? Palestra: Tecnologia de alimentos (Profª. Dra. Júlia G. de Melo - UFPI);

10h ? 10h30 ? Degustação de produtos

10h30 ? 12h ? Palestra: Alimentos transgênicos (Prof. Dr. Carlos Couto C. Branco-UFC)

INTERVALO ? ALMOÇO

14h ? 15h ? Mesa Redonda: Perspectivas da área de alimentos no curso de Farmácia