UFPI participa de Congresso Internacional de Arte Rupestre

29/06/2009 09:00

Alunos e professores do curso de Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Artes Rupestres da Universidade Federal do Piauí terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos durante o Congresso Internacional de Arte Rupestre - Global Rock Art, que acontece de 29 de junho a 03 de julho, em São Raimundo Nonato. A UFPI ocupa lugar de destaque na produção e divulgação de trabalhos acadêmicos no evento, que reúne em sua primeira edição no Brasil, pesquisadores e arqueólogos de 47 países.

Durante o congresso 15 alunos do curso de Arqueologia apresentarão trabalhos na área de conservação de arte rupestre efetuados em alguns sítios arqueológicos em cidades como Pedro II, Piripiri e Piracuruca. Cerca de 80 pessoas foram inscritas pela UFPI, que é uma das nove instituições de ensino superior do Brasil que possui o curso de Arqueologia.

No Piauí existem, em média, dois mil sítios arqueológicos pré-históricos e históricos, segundo trabalhos e artigos realizados pelo Núcleo de Antropologia Pré-histórica (NAP), sob orientação da professora da UFPI, Maria conceição Menezes Lages, responsável por coordenar uma seção sobre conservação de arte rupestre no Global Rock Art. Atualmente, o NAPE está sob a responsabilidade da prof. Jacionira Coelho Silva, que também participa do corpo docente da Universidade.

De acordo com a professora Andréia Lourdes Monteiro Scabello, chefe do curso de bacharelado em Arqueologia e Conservação de Artes Rupestres da UFPI, a instituição tem se destacado no cenário nacional por desenvolver relevantes estudos na área. ?A UFPI tem uma participação significativa no congresso visto que o curso de Arqueologia, existente há apenas três semestres na instituição, já apresenta alunos desenvolvendo excelentes trabalhos?, explica. A professora Andréia Lourdes acrescenta que os olhares do mundo se voltam ao Piauí pelo grande número de sítios arqueológicos existentes no estado.

Participam da organização do Congresso, Federação Internacional de Organizações de Arte Rupestre (Ifrao), responsável pelo estudo, divulgação e conservação de arte rupestre, Fundação do Homem Americano (Fumdham) e governo do estado. Foram convidados pela UFPI, professores de universidades francesas, estudantes da África do Sul e alunos das universidades de Brasília e Rio de Janeiro. A comitiva sairá no domingo (28), às 7h, da Universidade Federal do Piauí.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social