Alunos da UFPI discutem Enfermagem Gerencial em Congresso

29/06/2009 09:02

No último dia do VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (VI COBEON), que acontece no Rio Poty Hotel, os estudantes da disciplina Administração e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) contabilizam o sucesso do projeto Tendas Gerenciais que expôs 12 competências de gestão para a atuação dos profissionais de Enfermagem.

Os estudantes foram divididos em seis grupos que, desde o dia 25 de junho, se revezam na apresentação das seguintes competências: Gestão Integrada de Processos, Comunicação, Gestão de Recursos, Trabalho em Equipe, Tomada de Decisão, Liderança, Empreendedorismo, Criatividade, Foco no cliente, Compromisso, Visão Estratégica e Negociação.

Na tarde do dia 26, cerca de 50 pessoas assistiram a última apresentação na Tenda, que trabalhou as temáticas Comunicação, Trabalho em Equipe e Tomada de Decisão.  ?Ficamos estudando mais de um mês na Universidade para que, durante o congresso, tudo saísse perfeito. É uma satisfação participar da Tenda porque sei que cresci como estudante e como futura profissional?, diz a aluna do 7º período de Enfermagem da UFPI, Ariane dos Santos.

Para a professora responsável pelo projeto, Elaine Moura, a participação da UFPI no congresso é precursora porque abre espaço para que alunos da graduação conheçam as competências essenciais para a o trabalho no enfermeiro. ?Esse projeto é muito rico porque alia o conhecimento adquirido em sala de aula com a realidade do mercado de trabalho da profissão, uma vez que a maioria das empresas já solicita profissionais especializados em competências gerenciais?, afirma.

Um total de 31 alunos de Enfermagem participou das Tendas Gerenciais que foi regulamentada como curso de extensão da UFPI. Os conferencistas que assistiram à exposição de até seis competências receberão, via online, certificado de participação.

A professora Elaine Moura com alunas da disciplina Administração e Enfermagem

Foram apresentadas 12 competências gerenciais durante o congresso