UFPI amplia parcerias durante o Sines 2009

26/06/2009 10:06
Investindo cada vez mais em parcerias com instituições de ensino do país e do exterior, a Universidade Federal do Piauí assinou na sexta-feira (26), em São Luís (MA), um acordo de cooperação acadêmica-científico-cultural com a Universidade Federal do Maranhão. A parceria será firmada durante o Seminário de Internacionalização da Educação Superior 2009.

Com o objetivo de discutir a utilização de estratégias e tecnologias para a internacionalização nas universidades, o Sines 2009 teve início na última quinta-feira. Parceira no evento, a Universidade Federal do Piauí está representada pelo reitor Luiz Santos Júnior, que coordenou a conferência de abertura. Em sua apresentação Luiz Junior destacou o crescimento da UFPI e apontou os programas já existentes na instituição de mobilidade acadêmica e cooperação internacional.

O reitor da UFPI destacou o desejo de fortificar a internacionalização das universidades

?Nesses últimos anos, os desafios aos gestores das Instituições Federais de Ensino Superior têm sido muitos, mas o Governo Federal tem apoiado as mudanças. Tenho imensa satisfação em compartilhar um momento como esse, em que demonstramos o desejo de fortificar a internacionalização em nossas universidades?, destacou o reitor da UFPI.

O Seminário conta ainda com a presença do reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos, que falou sobre o papel da Universidade de Coimbra nas relações internacionais Brasil-Europa. ?Temos tentado aproximar as universidades brasileiras e européias. O Seminário de Internacionalização da Educação Superior é uma ação importante para mostrar que a UFMA e a UFPI estão envolvidas nos processos de intercâmbio acadêmico?, disse Seabra.

A cerimônia de abertura também contou com a presença da assessora de Internacionalização da Associação de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Rossana Valéria de Souza e Silva; do vice-reitor da UFMA, José Antônio Oliveira; da vice-reitora da Universidade de Coimbra, Cristina Maria da Silva Robalo; do assessor de Internacionalização da UFMA, Areolino de Almeida Neto; da assessora internacional da UFPI, Érica Rodrigues Fontes; do diretor científico da Fapema, Sebastião Moreira Duarte, representando o presidente da Academia Maranhense de Letras; do diretor da cadeira de Geriatria e Gerontologia da Universidad Católica de San Antonío de Murcia, Juan Dionísio Avilez Hernandez; do pró-reitor de Ensino da Univima, João de Deus Silva; do secretário municipal de Educação, Moacyr Feitosa, representando o prefeito da cidade de São Luís; e do pró-reitor de Planejamento da Universidade Estadual do Maranhão, representando o reitor.

Professor Gildásio Guedes, Reitor Luiz Santos Júnior e Professora Érica Fontes

Prof. Dr. Natalino Salgado, Prof. Dr. Fernando Seabra Santos, Profa. Dra. Rossana Valéria de Souza e Silva e Prof. Dr. Luiz Júnior

Coordenadoria de Comunicação Social
com informações da Assessoria de Imprensa da UFMA