Em cinco anos, UFPI dobrou o número de livros adquiridos

26/06/2009 09:33
Com 175.433 volumes, o acervo de livros da Universidade Federal do Piauí é o maior do Estado. Ao todo, o sistema de biblioteca da Universidade, que abrange as unidades setoriais e dos campi do interior, inclui desde clássicos da literatura mundial a livros técnicos de todos os cursos oferecidos pela instituição.

A biblioteca da UFPI começou com pouco mais de 100 mil volumes, sendo em sua maioria doações de particulares. De 1973 até 2004, foram adquiridos 74.492 livros. De 2005 até 2009 foram comprados mais 44.984 volumes. Até o final de 2009, o acervo da biblioteca aguarda a chegada de mais 31.287 volumes pedidos no pregão deste ano, sendo 10.775 volumes na área de ciências e 20.512 na área de humanas. Com a conclusão do processo, o volume de aquisições da biblioteca terá duplicado em apenas quatro anos.

Segundo o reitor da UFPI, Luiz Santos Júnior, a Universidade nunca teve tantos livros novos. ?Com a conclusão desse último pregão que estamos realizando, conseguiremos superar em 4 anos o volume de aquisição de livros desde a criação da Universidade?, afirma. O resultado positivo na compra de livros se deve principalmente ao acelerado processo de expansão da UFPI. Os cursos de graduação passaram de 48 a 97 em todo o Estado e foram construídos novos campi nos municípios de Picos e Bom Jesus.

A compra desses volumes é realizada com base nas listas enviadas pelos chefes de Departamentos dos cursos, que possuem a incumbência de coletar os títulos e a quantidade de volumes necessários para o estudo das disciplinas junto aos professores que as ministram. ?Para adquirimos tantos volumes, foi necessário também que houvesse a sensibilização desses professores?, acrescenta Luiz Júnior.

A maioria dos volumes adquiridos está concentrada na Biblioteca Comunitária Carlos Castelo Branco, que é aberta de segunda à sexta, das 8 às 22h e aos sábados até às 14h. Diariamente, a biblioteca recebe uma média de 1500 a 2000 pessoas e disponibiliza aos alunos e à comunidade em geral um espaço diferenciado para pesquisas, estudos individuais e em grupos. Além dos locais de estudo, a biblioteca possui um sistema de consulta automatizado via internet, o que facilita a procura por livros; laboratório de informática, laboratório de informática para deficientes visuais, espaço para uso de notebooks com internet sem fio (wireless) e duas salas de xadrez, com três tabuleiros cada uma.

O sistema de bibliotecas da UFPI é composto pelas seguintes unidades:

Biblioteca Comunitária Carlos Castello Branco (Biblioteca Central, Teresina) - Telefone: (86) 3215-5672;
Biblioteca Setorial Prof. Zenon Rocha (Centro de Ciências da Saúde, Teresina) - Telefone: (86) 3212-5681;
Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias (Teresina) - Telefone: (86) 3215-5679;
Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Natureza (Teresina) - Telefone: (86) 3215- 5534;
Biblioteca Setorial Prof. Cândido Athayde  (Parnaíba) - Telefone: (89) 3315-5518;
Biblioteca Setorial Campus Sen. Helvídio Nunes (Picos) - Telefone: (89) 3422-4231;
Biblioteca Setorial Campus (Bom Jesus)