União doa propriedade em Campo Maior para UFPI

24/06/2009 09:11

Os alunos do Centro de Ciências Agrícolas da Universidade Federal do Piauí conquistaram mais um benefício. O reitor Luiz dos Santos Júnior e a gerente regional do patrimônio da União do Piauí, Ana Célia Veras, assinaram o termo de doação da propriedade Bem Bom, na zona rural do município de Campo Maior, antes pertencente à União, para a UFPI.

A propriedade tem aproximadamente 96 hectares e será destinada à implantação e manutenção da Fazenda - Escola da UFPI com vistas ao desenvolvimento e aprimoramento das atividades de ensino do Colégio Agrícola de Teresina e do CCA, sobretudo, para pesquisas.

De acordo com o reitor da UFPI, Luiz dos Santos Junior, a intenção é que, nos próximos dois anos, a Fazenda-Escola receba investimentos no valor de R$ 10 milhões para a construção de laboratórios de pesquisa, salas de estudo e local para acomodação dos estudantes e colaboradores. ?Nosso objetivo é fazer com que UFPI forneça aos seus alunos a melhor estrutura física e pedagógica possível?, diz.

A solenidade de doação da propriedade para a construção da Fazenda ? Escola contou a presença do prefeito de Campo Maior, João Felix, do deputado estadual, Antônio Félix, pró-reitores da UFPI, além do sobrinho-neto do antigo dono da propriedade, Antônio Manoel Gaioso. ?Estou muito feliz em presenciar esse momento e ver que um desejo do meu tio-avô, Jacob Manoel, está sendo concretizado: tornar a fazenda Bem Bom um lugar vivo e trazendo boas e novas oportunidades para Campo Maior?, afirma Gaioso.

As terras da fazenda Bem Bom pertenciam, anteriormente, a Jacob Manoel que fez a doação da propriedade para a União. O encontro desta terça-feira marcou o repasse das terras da União para a UFPI. ?Esse é um momento ímpar, no qual unimos força para tornar aquele espaço numa referência para o ensino e a pesquisa na UFPI. A União tem a missão de oferecer destinação social aos seus imóveis, tanto para habitações para famílias de baixa renda como para o apoio de projetos sociais e educativos. É uma satisfação fazer essa doação para UFPI?, finaliza a gerente regional do patrimônio da União do Piauí, Ana Célia Veras.

Coordenadoria de Comunicação Social