Biblioteca da UFPI recebe duas salas de xadrez

22/06/2009 14:31
A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco recebeu, nesta segunda-feira (22), mais dois espaços para estimular o intelecto de alunos e da comunidade em geral. Duas salas de xadrez, com três tabuleiros cada, são opções a mais de estudo e entretenimento para quem  utilizar a biblioteca.

Pesquisas científicas comprovam que a prática do xadrez contribui para a formação intelectual e disciplinar dos jogadores, alunos e profissionais, levando-os a adquirir e desenvolver habilidades de raciocínio lógico, estratégico e matemático; capacidade de concentração e habilidades de observação. Tantos benefícios fazem com que jogo seja adotado como ferramenta auxiliar de ensino em várias instituições de ensino do Brasil.

O reitor da UFPI, Luiz Santos Júnior, avalia que as salas de xadrez são uma boa opção para os alunos nos intervalos dos estudos. ?Os alunos e a comunidade em geral podem usufruir deste espaço para entreter suas mentes nos intervalos dos estudos e, ao mesmo tempo, exercitá-las ainda mais?, diz o reitor.

As salas de xadrez também são um estímulo para a prática competitiva do jogo dentro da UFPI. ?Com o tempo, poderão surgir grupos de xadrez e campeonatos internos, depois intercampi. Levaremos essa idéia para Bom Jesus, Picos e Parnaíba também?, acrescenta Luiz Júnior.

Os primeiros alunos a utilizarem o novo espaço foram os estudantes do 3º período do curso de Medicina, Airton Correia e Alan Bezerra, que iniciaram uma partida ainda durante a inauguração. ?Será uma ótima opção depois dos estudos. Vamos chamar nossos amigos pra jogar aqui?, antecipa o aluno Alan Bezerra.
-

?Com o tempo, poderão surgir grupos de xadrez e campeonatos internos, depois intercampi", acredita o reitor.

São duas salas, com três tabuleiros cada

Coordenadoria de Comunicação Social