UFPI participa do SINES em São Luis

18/06/2009 15:43

Com o tema ?A Internacionalização das Universidades do Nordeste Brasileiro?, o Seminário de Internacionalização da Educação Superior 2009 (SINES) acontece nos dias 25 e 26 de junho, em São Luis. Por meio de conferências e mesas redondas, a Universidade Federal do Piauí contribui com o evento que conta com a participação de representantes do Ministério da Educação, reitores, professores e alunos de diversas universidades do Nordeste.

Serão discutidos temas como mobilidade acadêmica internacional e o avanço da internacionalização nas universidades brasileiras. Estarão presentes na solenidade de abertura, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, os reitores Luiz Santos Júnior, da UFPI, Fernando Seabra Santos, da Universidade de Coimbra e Natalino Salgado, da Universidade Federal do Maranhão.

Durante os dois dias de SINES, a UFPI apontará programas já existentes na instituição de mobilidade acadêmica e cooperação internacional. O evento permitirá ainda ampliação de conhecimento por meio da troca de experiências acadêmicas e internacionais com outras universidades do exterior. A instituição ainda pretende inserir nas discussões, a questão da inclusão social, onde serão oferecidas oportunidades a alunos de baixa renda interessados em participar de cursos de línguas.

O reitor da UFPI, Luiz Santos Júnior, coordenador da conferência de abertura, acredita que o evento facilita a divulgação de trabalhos da UFPI favorecendo parcerias com instituições de ensino superior em diversos países. "A UFPI cresceu muito nos ultimos anos e a hora é romper as barreiras e mostrar ao mundo o que temos de melhor. Além disso, estamos preparados para conhecer e implantar os projetos que dão bons resultados dentro e fora do país. Esse é o momento de parcerias", disse Luiz Júnior.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social