Floriano: Proeja qualifica jovens e adultos do CAF

17/06/2009 16:49

Com a proposta de preparar jovens e adultos para atuarem no mercado de trabalho através de cursos médios profissionalizantes, a Universidade Federal do Piauí implantou o Proeja no Colégio Agrícola de Floriano (CAF). Ofertado no início deste ano e único profissionalizante na modalidade, o curso técnico de Vigilância em Saúde Integrado ao Ensino Médio é gratuito e tem duração de três anos. Estão matriculados regularmente 39 alunos com idade entre 25 a 60 anos.

Instituído pelo Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, o Proeja manifesta uma determinação governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível fundamental e médio, visando proporcionar o efetivo exercício da cidadania.

Segundo a coordenadora do projeto no CAF, a Profª. M. Sc. Martha Fonseca Soares Martins, o Proeja possibilita um ensino justo e de qualidade, com professores competentes e qualificados, mesmo atuando como voluntários. ?Mesmo diante de muitos desafios, os professores dão aula como voluntários. A intenção maior é resgatar a dívida social com os cidadãos excluídos do sistema escolar, redimensionando a política educacional a uma perspectiva democrática e de justiça social?, explica a coordenadora.

Para dar uma melhor estrutura para os alunos, o curso disponibiliza uma bolsa de R$ 100,00 com o objetivo de cobrir os gastos com transporte e alimentação. Para receber a bolsa, o aluno deve freqüentar regularmente as aulas, além de ter um bom desempenho no curso.

De acordo com o Documento Base do Proeja, este projeto tem uma proposta constituída de ações complexas que devem se efetivar a partir da participação social e de níveis de governo que busca a inclusão dos desiguais, alunos que não concluíram sua escolarização no período hábil, sofrendo exclusão do sistema escolar por diversos motivos alheios a sua vontade estando entre eles na maioria das vezes a necessidade de trabalho imediato, independente das possibilidades ou não de um futuro melhorado.

Os alunos contemplados pelo Proeja no CAF estão satisfeitos com o programa. Para eles, esta é uma oportunidade de mudança social, já que possibilita a qualificação da mão-de-obra, além de facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CAFS