EaD apresenta resultados positivos em Floriano

17/06/2009 15:47

Consciente sobre a importância de investir na Educação a Distância, a Universidade Federal do Piauí mostra resultados positivos. A instituição, por meio da Universidade Aberta do Piauí - UAPI, acredita em iniciativas que proporcionam oportunidades de qualificação a servidores, professores e estudantes, contribuindo para o desenvolvimento do ensino superior de qualidade.

O Ensino a Distância oferecido pela Universidade Federal do Piauí transpõe barreiras e leva educação superior às regiões mais distantes do Estado. Desde 1996, em seu projeto piloto, foram ofertadas 500 vagas distribuídas em oito cidades polos para o curso de Administração e, no ano seguinte, foram oferecidos oito cursos em 15 polos de apoio presencial. No total, 2.550 vagas disponibilizadas para gerar acesso ao conhecimento a milhares de cidadãos nos cursos de Licenciatura em Química, Física, Filosofia, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia e Bacharelado em Sistema de Informação.

?Mais que substituta da educação presencial a educação a distância passou a ser utilizada como forma complementar de educação, atualizando conceitos e conhecimentos, auxiliando na tomada de consciência de que é só no investimento na área educacional que pode haver o verdadeiro desenvolvimento do Brasil e consequentemente do nosso Estado?, afirmou a coordenadora da UAPI do Polo de Floriano, Profª Maria Francinete Damasceno.

Este ano, houve uma ampliação do número de pólos para 26. Com essa ação, inúmeros piauienses estão tendo a oportunidade de cursar uma graduação com todo o aparato pedagógico oferecido pela UFPI, como também as pessoas que já estão no mercado de trabalho e que não dispõem de turno fixo e diário para realizarem um curso de nível superior na modalidade presencial, estão podendo realizar-se profissionalmente e pessoalmente.

Exemplo dos benefícios trazidos por conta da Ead, duas funcionárias do Colégio Agrícola de Floriano - CAF poderão realizar o sonho de cursar uma graduação. As funcionárias públicas, Maria do Socorro Simplício Costa e Dalva Alves Ferreira acreditam que o Ensino a Distância é um importante investimento para o futuro.

?Eu não tinha tempo para optar por um curso presencial. O Ensino a Distancia trouxe a oportunidade de realizar um curso superior de qualidade, visando melhoria no desenvolvimento do meu trabalho?, afirma Maria do Socorro. Já Dalva Alves, integrante do Plano Piloto de Floriano e mãe de família, acredita que a disciplina é o segredo para um bom desempenho na EaD. ?O aluno precisa ser muito disciplinado, aproveitar bem seu tempo para não se perder em meio às atividades requeridas pelo curso e também para poder exercê-las com habilidade?, explica.

Assessoria de Comunicação do CAFS