Dinter em História forma primeiro doutor

15/06/2009 11:52

O Programa de Doutorado Interinstitucional em História (Dinter), fruto de um convênio entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), tem contribuído para a formação de doutores e complementado o quadro docente da UFPI. Em maio deste ano, a primeira tese de doutorado foi defendida.

De autoria do professor Ricardo Arraes, do Departamento de Geografia e História, a tese de doutorado é intitulada de ?História, Memória e Deserto: Os Soldados Brasileiros no Batalhão Suez?, e resgata a participação de militares brasileiros (piauienses) na primeira missão de paz da ONU, ocorrida na Faixa de Gaza, Palestina.

O quadro de docentes do Dinter é composto por professores da Universidade Federal Fluminense, que se deslocam para o Piauí para ministrarem as aulas, e dois professores da Universidade Federal do Piauí: Francisco Alcides do Nascimento e Edwar Castelo Branco.

A primeira turma de doutorado do programa, da qual participou o professor Ricardo Arraes, é composta ainda por outros seis docentes da UFPI, quatro da UESPI e quatro professores que, inicialmente, não tinham vínculo com nenhuma universidade. ?O Dinter também oferece parte das vagas para a comunidade teresinense, ou seja, para pessoas que não estão ligadas às instituições de ensino que participam do programa. Três doutorandos nessa situação se tornaram professores da UFPI: dois no campus de Picos, e um no campus Petrônio Portela?, afirma Francisco Alcides.

Coordenadoria de Comunicação Social