Projeto promove saúde bucal para crianças especiais

08/06/2009 09:11
Gabriel Ferreira tem oito anos e nasceu com paralisia cerebral. Sua mãe, Maria Erinalda, sempre acompanhou o filho no tratamento. A gravidade da doença de Gabriel e suas implicações fizeram com que a dona de casa priorizasse a saúde do corpo do filho, fragilizado pela falta de coordenação motora.

A atenção com os dentes de Gabriel veio depois. Segundo a mãe do garoto, nem as clínicas odontológicas particulares ofereciam suporte para prestar um atendimento adequado ao seu filho. Os profissionais não estavam preparados para atender um paciente especial e que, devido à paralisia, fazia movimentos bruscos e involuntários. Esta dificuldade ficou no passado com a criação do Projeto de Promoção de Saúde Bucal para Pacientes Especiais (PROSBES), implantado em 2007 pelo curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí e viabilizado pela Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão ? PREX.

Em um consultório todo decorado com temas infantis, que fica no Centro Integrado de Educação Especial (CIES), Gabriel recebe atendimento de profissionais e estudantes de Odontologia cercado de toda a atenção e cuidado exigidos pela sua deficiência.

Assim como ele, muitas crianças especiais recebem atendimento odontológico gratuito através do PROBES. Antes da inauguração do CIES, em 2008, o Projeto funcionava apenas com palestras educativas promovidas pelos alunos e professores da UFPI nos hospitais de Teresina, com intuito de estimular a conscientização dos pais e cuidadores das crianças sobre a importância da saúde bucal, muitas vezes deixada em segundo plano. Com a inauguração do Centro, o Programa passou a funcionar efetivamente, promovendo saúde bucal na teoria e na prática, além de despertar nos alunos de graduação a importância do atendimento humanizado e a responsabilidade social do cirurgião-dentista em ações de promoção de saúde em pacientes especiais.

Segundo a coordenadora do Projeto, professora Regina Fernandes, o Programa envolve 16 alunos de graduação, 2 alunos de pós-graduação e 2 profissionais do próprio CIES,  sendo muito bem recebido pelos pais dos pacientes. ?O nosso maior problema no início era a falta de informação dos pais e cuidadores. Hoje, com essa conscientização, eles procuram muito os nossos serviços?, afirma a coordenadora.

O consultório do PROSBES atende em média doze crianças por dia. Os serviços realizados com mais freqüência são de limpeza, aplicação de flúor, extração e restauração. O Projeto é voltado para a Promoção de Saúde Bucal em pacientes especiais de 0 a 14 anos e funciona diariamente nos turnos manhã e tarde. Para receber atendimento a criança precisa apenas ser cadastrada no CIES e agendar a consulta.

Atendimento lúdico e humanizado

O projeto também inclui palestras, teatro, apresentações multimídia, escovação supervisionada, atividades lúdicas (colagens, pintura, desenho, etc) envolvendo a odontologia como tema. Uma vez por semana os cuidadores recebem tratamento odontológico, já que eles raramente dispõem de tempo para buscar atendimento externo, já que a dedicação aos pacientes especiais exige cuidado em tempo integral.

Mensalmente os participantes do projeto se reúnem para discutir os protocolos adotados e artigos científicos referentes a pacientes portadores de necessidades especiais.

Pioneirismo

O PROSBES é o primeiro Projeto de atenção básica à saúde bucal com enfoque direcionado especificamente para pessoas portadoras de necessidades especiais e seus cuidadores.

Os cuidadores que frequentam o programa recebem informações acerca de temas sobre saúde bucal e são orientados a divulgarem as informações apreendidas nas comunidades em que residem, passando dessa forma a agirem em nível coletivo, como multiplicadores dos conhecimentos. Com estas informações, as famílias podem confrontar as ações que vêm praticando ao longo dos anos com os novos conhecimentos obtidos e com isso, alterar hábitos e costumes nem sempre favoráveis à saúde.

Coordenadoria de Comunicação Social