Alunos de Química tiveram grande participação na 32ª RSBQ

05/06/2009 11:39
Uma delegação com 46 alunos do curso de Química da Universidade Federal do Piauí participou da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que aconteceu entre os dias 30 de maio e 02 de junho de 2009, em Fortaleza ? CE.

Dos 46 alunos de Química da UFPI, 39 eram graduandos e 7 mestrandos. No evento, foram apresentados 35 trabalhos de pesquisas desenvolvidas dentro da universidade com mostra de resultados, um volume inédito na história da participação piauiense na RSBQ, que em sua 32ª edição, contou com a ampla participação dos professores do curso.

Um desses trabalhos foi apresentado pelo estudante do último período Marccus Victor Martins, no qual é feito um estudo de nanopartículas, cuja propriedade prevê a aplicação como detector de insulina, o que auxiliará no tratamento de Diabetes. ?É uma pesquisa que pode trazer grandes mudanças para o tratamento dessa doença no futuro?, afirma.

A reunião teve como tema ?Químicos para uma Potência Emergente?, e propôs uma reflexão sobre as diversas modalidades de formação do profissional da Química, voltadas tanto para a academia como para a indústria e a licenciatura.Uma discussão  pertinente e atual, considerando o momento delicado pelo qual o país passa, onde a expansão de sua economia acompanha uma escassez de profissionais especializados em várias áreas, incluindo à Química.

Para o professor do Departamento de Química da UFPI e secretário da SBQ regional Piauí Werter Cantanhêde, o grande salto na participação de professores e alunos na reunião aponta para um crescimento e fortalecimento das linhas de pesquisa do Departamento. ?A Reunião Anual da SBQ é o maior evento de Química na América Latina, onde todas as áreas da química são contempladas. Estamos felizes que o Departamento de Química teve a participação de 13 professores e 46 alunos, incluindo graduandos e pós-graduandos?, comemora.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social