Casa PI Design mostra criações de estudantes de Arquitetura

04/06/2009 10:35
Resultado do esforço conjunto de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPI em parceria com vinte Associações Produtivas de Artesanato de todo o Piauí, a sétima edição da Mostra Casa Piauí Design está aberta ao público até o próximo dia 13 de junho no Teresina Shopping.

Coordenados pela Professora Kaki Afonso, trinta alunos de vários períodos se dividiram em equipes que desenharam peças decorativas e utilitárias para a Mostra. Segundo a professora, foi um trabalho difícil e árduo que começou com meses de antecedência.

?Graças à colaboração da UFPI, conseguimos realizar um trabalho bem planejado, com o conhecimento prévio da matéria-prima utilizada?, conta Kaki Afonso, que viajou para Campo Maior com os alunos em um carro cedido pela Universidade. Nessa visita de campo ao habitat natural da carnaúba, os alunos puderam conhecer de perto a palmeira que seria utilizada nos trabalhos.

?A visita proporcionou um contato direto dos alunos/criadores com o tema, despertando o olhar mais próximo sobre as texturas, cores e formas de caules, folhas, frutos, raízes e do entorno desta árvore, que sem dúvida, é um dos símbolos mais fortes da cultura piauiense?, afirma a arquiteta.

A proposta da Mostra deste ano é apresentar uma coleção de cinco peças confeccionadas por Associações de artesãos baseadas na Carnaúba, planta típica do semi-árido nordestino, que tem uma presença marcante na paisagem e no mercado do Estado, devido às suas múltiplas utilidades.

Para a estudante do 8º período de Arquitetura, Ana Luísa Mendes, um dos aspectos mais interessantes dessa mostra foi o contato direto com os artesãos. ?É muito legal ver o quanto eles absorvem conhecimento e são abertos para aprender. Eles ficaram muito empolgados com os nossos desenhos?, relata a estudante que assina uma das peças da coleção.

A Mostra Casa Piauí Design é uma exposição de peças de artesanato fino, criadas com o estudo e pesquisa de materiais que valorizam a cultura e recursos naturais piauienses realizada anualmente pelo SEBRAE. O dinheiro arrecadado com a venda das peças será destinado inteiramente aos artesãos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social