Representantes do Ensino a Distância do MEC visitam a UAPI

04/06/2009 09:54
Com o objetivo de conhecer e avaliar o programa de Educação a Distância desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí, representantes do Ministério da Educação estiveram reunidos com o reitor da UFPI, Luiz Santos Júnior e com o diretor do Centro de Educação a Distância da UFPI, Gildásio Guedes, na tarde de quarta-feira (03), na sede da Universidade Aberta do Piauí ? UAPI. Na ocasião, coordenadores de cursos e professores explicaram a situação de alguns polos de Ensino a Distância presentes no interior do estado.

Durante o encontro, que contou com a participação do secretário de Educação a Distância do MEC, prof. Carlos Henrique Bielshowsky e o diretor de Educação a Distância da CAPES, prof. Celso José da Costa, foram discutidas a possibilidade de ampliação dos polos de EaD, além de melhorias a serem implementadas nesta modalidade de ensino em diversos municípios.

Os representantes discutiram a possibilidade de ampliação dos polos de EaD

Ocupando posição de destaque no cenário nacional, o Piauí apresenta 30 polos de Ensino a Distância. A meta da UFPI é ampliar esse número por meio da implantação de novas unidades, através da articulação efetiva com outras instituições de ensino superior, governo do Estado e Ministério da Educação. ?Tivemos uma impressão positiva sobre o caminho que o Piauí segue na Educação a Distância e suas parcerias. Nosso objetivo é continuar a investir em gestão e infra-estrutura, contemplando diversos aspectos como melhoramento no sistema de banda larga e material didático?, disse Carlos Henrique Bielshowsky.

O reitor da UFPI acredita que a instituição adota uma postura arrojada ao incentivar essa modalidade educacional que já é uma realidade em países desenvolvidos. ?Com os resultados obtidos em apenas dois anos de Educação a Distância, tivemos a coragem de propor a implantação de mais 15 polos no estado. A presença desses representantes do Governo Federal é salutar porque permite um contato maior com nossos colaboradores, acompanhando in loco o que está sendo feito pela UFPI e seus parceiros?, ressalta Luiz Júnior.

O objetivo da reunião foi conhecer e avaliar o programa de EaD

Implantado em 2006, através de uma parceria entre a UFPI, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Governo do Estado, a EaD é uma modalidade educacional de qualidade onde o aprendiz elabora cronograma de estudo próprio sem a necessidade de estar presente em sala de aula.
?Hoje nós somos um dos estados mais fortes no que se refere a Educação a Distância. Isso contribui para descentralização do ensino facilitando o acesso do cidadão ao ensino superior?, destaca Gildásio Guedes.

Antes da visita na UAPI, os representanets do MEC, o reitor Luiz Junior, o diretor da CEAD Gildásio Guedes, o secretário de Educação, Antônio José Medeiros e representantes da UESPI e do IFPI se reuniram com o governador Wellington Dias no Palácio de Karnak para discuir a possibilidade de aliar o ensino a distância ao ensino técnico nos pólos da UAPI no Piauí.

A ocasião contou também com a presença da Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC), Eliana Mendonça Sampaio e representantes das instituições parceiras - IFET e UESPI.

Gildásio Guedes ressaltou a importância da Ead para descentralizar o ensino

Foi discutida a possibilidade de aliar o ensino a distância ao ensino técnico

Coordenadoria de Comunicação Social