UFPI prepara jovens e adultos para mercado de trabalho

02/06/2009 17:30

Com a proposta de preparar jovens e adultos para atuarem no mercado de trabalho através de cursos médios profissionalizantes, a Universidade Federal do Piauí implantou o PROEJA em Colégios Agrícolas nos Campi de Bom Jesus e Floriano. Por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), a instituição executa ações e programas de extensão  que contemplam a comunidade de todo Estado.

A UFPI desenvolve, há três anos, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) ligada ao Ministério da Educação (MEC). O Programa contempla escolas agrotécnicas mantidas em instituições federais de ensino superior. Os alunos são escolhidos por meio de seleção que consiste em prova e entrevista. O curso tem duração de três anos com entrega de certificados de conclusão aos participantes.

Os professores da instituição são preparados para desenvolver trabalhos com pessoas de 18 a 60 anos

Atualmente, participam do PROEJA  76 alunos. Além dos cursos já oferecidos nos Colégios Agrícolas do interior, a UFPI disponibiliza horários alternativos para facilitar a adequação do quadro discente que, em sua maioria, mantém atividades durante o dia. Os participantes dos cursos técnicos recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 durante dez meses e apostilas que serão transformadas em livros integrados.

No Campus Universitário Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, 41 jovens e adultos estão sendo habilitados no curso técnico em vigilância e saúde. Em Bom Jesus, no Campus Prof. Cinobelina Elvas, são 35 alunos beneficiados na área de informática. Desde março do ano passado, professores da instituição são preparados para desenvolver trabalhos com pessoas de 18 a 60 anos. Em Teresina, a iniciativa encontra-se em processo de aperfeiçoamento e deve ser implementada ainda este mês.

Maria da Glória Carvalho, Pró-Reitora de Extensão da UFPI, acredita que o PROEJA facilita o ingresso de jovens e adultos em sala de aula, melhorando a autoestima destas pessoas. ?Esse programa estimula aquelas pessoas que desejam retomar os estudos, mesmo trabalhando em outros horários. A proposta é trazer esse grupo para a escola, resgatando a autoestima dos alunos. Nossos professores estão empolgados, pois  perceberam o interesse da turma pelos cursos?, conclui.

Os participantes dos cursos técnicos recebem uma bolsa auxílio e apostilas

Coordenadoria de Comunicação Social