UFPI tem programação especial para o Dia Mundial sem tabaco

28/05/2009 11:51

A Universidade Federal do Piauí, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), realizou nesta sexta-feira (29) uma programação especial. Para comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), a UFPI realizou duas palestras direcionadas a comunidade acadêmica.

O evento faz parte do projeto "Vencendo o Tabagismo na UFPI" e iniciou às 8h30 com a fala da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Nadir Nogueira. ?Hoje, uma das principais causas de morte são doenças crônicas, que, dentre outras coisas, são provocadas pelo fumo. Em virtude disso, é importante que haja essa discussão sobre os perigos do cigarro dentro da Universidade?, afirmou.

Em seguida, foi a vez do Procurador do Trabalho do estado do Piauí e membro da Coordenação de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT), Dr. Ednaldo Brito, discorrer sobre leis, normas e propostas nacionais em vigência ou em discussão sobre o cigarro, destacando a importância destas dentro do trabalho. ?O cigarro também é responsável por acidentes de trabalho. Imaginem o caso do garçom, que passa boa parte do expediente como fumante passivo. É provável que futuramente este profissional tenha algum tipo de doença relacionada ao cigarro. É aí que entra a relevância de leis como a que proíbe o consumo em recintos coletivos (lugares fechados e de permanente utilização por várias pessoas)?, disse.

A segunda palestrante foi a enfermeira Ozinalda Paz, que abordou as características do Programa de Tratamento do Tabagismo do Hospital Universitário, do qual é coordenadora. Ozinalda também fez recomendações e orientações para o público sobre onde e como obter ajuda para combater o vício.

O Dia Mundial sem Tabaco 2009 - Advertências Sanitárias salvam vidas

Este ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o tema ?Mostre a verdade. Advertências Sanitárias salvam vidas? para a celebração do Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio).

A indústria do tabaco utiliza embalagens atraentes e sofisticadas para captar novos consumidores e para estimular que os fumantes continuem adquirindo seus produtos. Dessa forma, as fabricantes de cigarros desviam a atenção dos consumidores dos efeitos mortais e das graves doenças que seus produtos causam à saúde.

Cada vez mais países estão exigindo que as embalagens dos produtos de tabaco tragam mensagens e imagens impactantes sobre os malefícios do tabagismo, o que é recomendado pela Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

Alertar as pessoas sobre os verdadeiros riscos do tabagismo é fundamental para estimular que os fumantes parem de fumar e evitar que crianças e jovens se tornem dependentes da nicotina. Exigir advertências nas embalagens de produtos de tabaco é uma estratégia simples, barata e eficiente. Elas transmitem uma mensagem clara e imediata, e reduzem a aparência atraente dos maços e boxes de cigarros.

Uma das novas imagens criadas pelo Ministério da Saúde, presente no verso dos maços de cigarro.